-
1. Ao nível de análise da organização: o sistema organizacional;
2. Ao nível de analise de recursos humanos: o sistema de treinamento;
3. Ao nível e analise das operações e tarefas; o sistema de aquisição de habilidades.
ANÁLISE ORGANIZACIONAL COMO LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO: O SISTEMA ORGANIZACIONAL
Para que possa realizar um treinamento e necessário que haja uma visão holística da empresa e se constate o porquê daquele treinamento. Sendo assim a análise organizacional procura entender a organização. Como ela cresce a que se deve seu crescimento, como os ambientes externos e internos estão relacionados ao seu crescimento seu “clima” sua “imagem” e principalmente qual a importância do treinamento dentro da empresa.
A análise organizacional não só envolve a empresa como um todo, seus objetivos seus problemas suas metas seus recursos e etc.Como também ao ambiente externo ao qual a empresa esta colocada.Para que se saiba o que deve ser ensinado no treinamento.
A análise organizacional busca dentro da empresa onde se deve dar ênfase no treinamento, por tanto o treinamento e feito sobe medida para a organização buscando suprir suas necessidades e as dos seus colaboradores.
ANALISE DOS RECURSOS HUMANOS (Opção C)
Se na analise organizacional se busca um visão global da empresa na analise dos recursos humanos se tem uma ênfase maior nas pessoas tanto quanto a sua quantidade quanto a sua qualidade para as atividades atuais e futuras da empresa. De uma maneira simples pode se dizer que objetivo da analise de recursos humanos na elaboração de necessidade de treinamento é a de verificar se será vantajoso para a organização realizar o treinamento ou se apenas será um desperdício de dinheiro e de tempo.
ANALISE DAS OPERAÇÕES E TAREFAS (Opção B)
Nessa parte se da uma ênfase maio nos cargos, quais as habilidade, conhecimentos, atitudes e comportamentos que se devem ter para realizar de maneira eficaz determinado cargos. E assim verificar se a ou não a necessidades de realizar treinamento.
MEIOS DE LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO
A fase de levantamento das necessidades de treinamento é um fator de estrema importância no treinamento, sendo assim e necessário que as informações sejam confiáveis para que não sejam tomadas decisões erradas entre realizar ou não o treinamento e em quais áreas ele deve ser realmente aplicado serão explicitadas agora apenas alguns métodos de levantamento de necessidades de treinamento.
• Avaliação de desempenho;
• Observação;
• Questionário;
• Solicitação de supervisores e gerentes;
• Entrevistas com supervisores e gerentes;
• Reuniões interdepartamentais;
• Exame de empregados;
• Modificação de trabalho;
• Analise de cargo e etc.
-
Alguém tem a fonte desse absurdo de gabarito?
-
O levantamento de necessidades de treinamento pode ser efetuado em diferentes níveis de análise.
O nível de análise do sistema organizacional envolve:
a)habilidades, capacidade, atitudes e comportamentos exigidos pelo cargo
b)operações referentes a requisitos exigidos pelo cargo
c)potencialidades de recrutamento externo e índices de absenteísmo
d)filosofia de treinamento e objetivos organizacionais
e)força de trabalho e tempo necessário para mão de obra recrutável
Se é TREINAMENTO... então, o funcionário não precisa ser recrutado... ele já o foi...
Da mesma forma, avaliação dos requisitos do cargo... isso também já passou...
Não é uma técnica confiável... mas, na dúvida... e se uma errada não exclui uma certa... às vezes um detalhe ajuda !
-
O levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito em cinco níveis de análise:
1. Análise organizacional: a partir do diagnóstico de toda a organização, para verificar os aspectos da missão, da visão e dos objetivos estratégicos que o treinamento deve atender.
2. Análise das competências organizacionais requeridas: uma avaliação das competências requeridas pelo negócio da organização e diagnóstico das competências existentes atualmente, para indicar o gap de competências a construir ou adquirir.
3. Análise dos recursos humanos: a partir do perfil das pessoas, determinar quais comportamentos, atitudes, conhecimentos e competências são necessários para que as pessoas possam contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.
4. Análise da estrutura de cargos: a partir do exame dos requisitos e especificações dos cargos, determinar quais são as habilidades, as destrezas e as competências
5. Análise do treinamento: a partir dos objetivos e das metas que devem ser utilizados como critérios para a avaliação da eficiência e da eficácia do programa de treinamento.
-
gabarito: D
-
Análise organizacional: É realizada a análise dos objetivos, valores organizacionais, competências emergentes e essenciais, além do clima e do suporte organizacional à transferência de treinamento. Tem como objetivo a análise de longo prazo e analisa não apenas a missão, os objetivos, os recursos, as competências e a sua distribuição para a consecução dos objetivos, como também o ambiente socioeconômico e tecnológico no qual a organização está inserida.
Fonte: Professora Andréia Ribas
-
Quando tiver nadando num mar de lágrimas e não souber, vou tentar a tática do Sirqueira kk
-
A análise organizacional é macro. Permeia a análise geral da empresa. Ex: missão, cultura organizacional.
-
Não entendi..
-
Esse conteúdo consta no livro "Introdução à Teoria Geral da Adm" do Chiavenato:
o levantamento das necessidades pode ser em 3 níveis de análise:
1)NÍVEL ORGANIZACIONAL - escolhe a ênfase do treinamento, ligado a missao, visao, objetivos macros, filosofia
2) NÍVEL DE RH - analise de cargos, qualificação exigida, potencial, quantidade de funcionários necessários
3) NÍVEL OPERACIONAL - restrito ao cargo, CHA, personalidades