SóProvas


ID
2648506
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A altura de queda para o lançamento do concreto não deve ser superior a 2,0 metros. Para peças estreitas e altas, o concreto deverá ser lançado por janelas abertas na parte lateral, ou por meio de funis ou trombas. Quando a altura de queda for superior a 2,5 metros, medidas especiais deverão ser tomadas, para evitar a segregação. Entre estas medidas destacam-se, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito;

    NBR 14931

    Entre os cuidados que podem ser tomados, no todo ou em parte, recomenda-se o seguinte:
    - emprego de concreto com teor de argamassa e consistência adequados, a exemplo de concreto com
    características para bombeamento;
    - lançamento inicial de argamassa com composição igual à da argamassa do concreto estrutural;
    - uso de dispositivos que conduzam o concreto, minimizando a segregação (funis, calhas e trombas, porexemplo).
     

  • Questão que provavelmente teve seu gabarito alterado ou mesmo anulado.

  • NBR 14931

    9.5 Lançamento

    9.5.1 Generalidades

    O concreto deve ser lançado com técnica que elimine ou reduza significativamente a segregação entre seus componentes, observando-se maiores cuidados quanto maiores forem a altura de lançamento e a densidade de armadura. Estes cuidados devem ser majorados quando a altura de queda livre do concreto ultrapassar 2 m, no caso de peças estreitas e altas, de modo a evitar a segregação e falta de argamassa (como nos pés de pilares e nas juntas de concretagem de paredes). Entre os cuidados que podem ser tomados, no todo ou em parte, recomenda-se o seguinte:

    - emprego de concreto com teor de argamassa e consistência adequados, a exemplo de concreto com características para bombeamento;

    - lançamento inicial de argamassa com composição igual à da argamassa do concreto estrutural;

    - uso de dispositivos que conduzam o concreto, minimizando a segregação (funis, calhas e trombas, por exemplo).

  • GABARITO - LETRA D.

     

  • Pessoal, 2cm de argamassa é extremamente raso. Não abrange sequer o cobrimento da maioria das construções (edificações urbanas exigem, por exemplo, 3 cm para pilares e vigas). Essa espessura, provavelmente não mencionada em nenhuma norma, deveria ser  pelo menos igual ao dobro (4~5 cm).

  • Que porcaria de banca!! as questões sempre dão margem para anulação, só complicam!

  • A letra D está correta.

     

    RIPPER (1984) (...) para esses casos, é recomendável um concreto com consistência adequada e a aplicação, no fundo da forma, de uma camada de argamassa de mesma composição da argamassa do concreto, com aproximadamente 2 cm de espessura, feita por uma janela na base da forma, que servirá de amortecimento da queda, como para o envolvimento dos agregados que caem antes da argamassa de concreto.

     

    Em alguns editais eu encontrei fazendo referência a uma camada de 5 a 10 cm de espessura. Acredito que a banca tenha considerado esse dado.

     

    http://www.itep.br/images/arquivos_itep/Fornecedor/abertos/rep3.pdf

     

    e - No caso de lançamento de concreto com alturas superiores ao estipulado acima, deverão ser adotadas medidas apropriadas para diminuir a segregação, sendo necessária prévia autorização da FISCALIZAÇÃO, dentre elas:

    a) A abertura de janelas nas formas, de maneira a diminuir a altura de lançamento e facilitar o adensamento;

    b) O emprego de concreto mais plástico e rico em cimento;

    c) A colocação de 5 a 10cm de espessura de argamassa de cimento feita com o mesmo traço utilizado, porém sem o agregado graúdo, desta maneira o mesmo, que vai chegar primeiro a superfície encontrará uma camada de argamassa que o absorverá, evitando a formação de ninhos