SóProvas


ID
2648779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da catalogação, atividade indispensável para as unidades de informação, que existe desde a antiguidade, julgue o item que se segue. Nesse sentido, as siglas subsequentes, sempre que utilizadas, devem ser interpretadas com a significação associada a cada uma delas, da seguinte forma: AACR (Anglo-American Cataloguing Rules), FRAD (Functional Requirements for Authority Data), FRBR (Functional Requirements for Bibliographic Records), LC (Library of Congress) e RDA (Resource Descriptionand Access).


Com o desenvolvimento das novas tecnologias, são exigidas atualizações para adequação à nova estrutura proposta para catalogação, como as diretrizes RDA, desenvolvidas para substituir o AACR e baseadas nos modelos conceituais FRBR e FRAD. 

Alternativas
Comentários
  • Segundo Arakaki et al. (2017, p. 2232):

    No contexto do domínio bibliográfico, foram criados os padrões de metadados baseados nos princípios e códigos de catalogação, como o formato Machine-ReadableCataloging (MARC) na década de 1960. Entretanto, com o desenvolvimento das novas tecnologias são exigidas atualizações para adequação à nova estrutura proposta para catalogação como as diretrizes - ResourceDescriptionand Access (RDA) - desenvolvido para substituir o Anglo-AmericanCataloguingRules (AACR) e baseado nos modelos conceituais FunctionalRequirements for Bibliographic Records (FRBR) e FunctionalRequirements for Authority Data (FRAD).

    Gab. Certo

    ARAKAKI, Felipe Augusto et al. BIBFRAME: tendência para a representação bibliográfica na web. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 2231-2249, dez. 2017. ISSN 1980-6949. Disponível em:https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/995

  • Gabarito: Certo.

    O RDA é um novo código de catalogação que busca substituir o AACR2.

    O RDA foi desenvolvido com base na estrutura teórica do FRBR E FRAD (modelos conceituais).