-
A questão deveria está correta como diz no manual da Fiocruz:
O formato MARC contém informação de conteúdo dos seguintes tipos de material: BK (livro) – usado para material textual, naturalmente monográfico; AM (controle de arquivos e manuscritos) – usado para coleções de arquivos e manuscritos; CF (arquivos de computador) – usado para informações codificadas somente processadas por computador MP (mapas) – usado para material cartográfico (mapas, planos, globos); MU (música) – usado para música impressa, registros sonoros e nãomusicais); VM (material visual) – usado para meios projetáveis, gráficos bidimensionais, artefatos tri-bimensionais ou objetos naturais e kits; SE (seriado) – usado para itens com publicação freqüente: periódicos, jornais, anuários.
Acesse: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4298/1/Manual_Proc_Mono_2007.pdf
-
Talvez o gabarito dado pela banca esteja errado por estar incompleto? *chutei*
-
Bom, se o CESPE seguiu a risca essa tabela da Fiocruz, então ela está errada só pelo acréscimo do "artefatos bi-dimensionais", pois na tabela da Fiocruz só tem o "tri-bimensional" (nem é tri-dimensional)...
Enfim, questão estranha e bem maldosa!
-
Questão maldosa mesmo...jeitinho Cespe de ser, as vezes o incompleto é certo e as vezes é errado!
Como a Ana colocou, a questão é uma cópia do manual da Fiocruz..so fizeram a troca no termo tri-bidimensionais para bi- ou tridimensionais, que pra mim dá no mesmo.
Enfim, se alguem tiver alguma explicação para o erro, por favor...
-
Tipo de questão que o cespe que escolhe se está certo ou errado.
-
Fico aqui imaginando como deve ser bom ter saído desse mundo chato, de resolver 300 questões por dia, e passado a ser servidor publico. Com ctz há um grande respiro de alívio!
-
A questão aborda características bastante específicas do formato MARC.
O formato MARC aborda uma gama variada de suportes e tipos em sua descrição.
Nos dois tipos apresentados na assertiva – arquivos de computador (CF) e material visual (VM) - não são apresentados quaisquer tipos de inconsistências ou equívocos na descrição.
A assertiva é apontada como incorreta pela banca. O motivo, ao que tudo indica, é o uso da redação “artefatos bi- ou tridimensionais" que objetivamente não tem qualquer diferença para o texto do Manual de Procedimentos de autoria da FIOCRUZ que apresenta a redação “artefatos tri-bimensionais" (que por si só já consta um erro) para o mesmo caso.
Essencialmente, as duas redações indicam as mesmas coisas e a assertiva deveria ser apontada como correta.
Gabarito da Banca: ERRADO.
Gabarito do Professor: CERTO. A questão deveria ser anulada, pois não existe erro objetivo na redação das características do CF e do VM.