SóProvas


ID
2648911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à automação de bibliotecas e às bases de dados utilizadas em bibliotecas, julgue o item subsecutivo.


Entre as bases de dados de fontes incluem-se as bases de dados bibliográficas, constituídas de citações ou referências bibliográficas e de resumos de trabalhos publicados.

Alternativas
Comentários
  • As bases de dados bibliográficas são de referência e não de fontes.

  • Base de dados catalográficos: que mostram o acervo de uma determinada biblioteca ou rede de biblioteca. Comumente, essas bases relacionam quais as monografias, títulos de periódicos e outros itens que a biblioteca possui em seu acervo, porém não proporcionam informações adicionais sobre o conteúdo desses documentos. As bases de dados catalográficos são um tipo especial de base de dados bibliográficos, porém, em virtude de sua orientação ser bastante diferente da de outras bases de dados bibliográficos convém identificá-las como uma categoria à parte;

    Bases de dados referenciais: que referenciam informações ou dados, como nomes e endereços de instituições, e outros dados característicos de guias, cadastros, etc.

    Bases de dados de fontes: contém os dados originais e constituem um tipo de documento eletrônico. Após ter feito uma consulta bem sucedida numa base de dados de fontes, o usuário terá em mãos as informações de que precisa, sem ter de ir buscá-las numa fonte original. Os dados encontram-se disponíveis quer em formato legível por computador, quer em formato impresso. As bases de dados de fontes podem ser agrupadas, segundo seu conteúdo, em:

    Base de dados numéricos, que contém dados numéricos de vários tipos, inclusive dados estatísticos e de resultados de pesquisas;

    Bases de dados de texto integral, que contém notícias de jornal, especificações técnicas, programas de computador, etc.;

    Bases de dados textuais e numéricos, que contém um mistura de dados textuais e numéricos.

  • As bases de dados de referência são divididas em: bases de dados bibliográficos, bases de dados catalográficos e bases de dados referenciais. Já as bases de dados de fontes em: bases de dados numéricos, bases de dados de texto integral, bases de dados textuais e numéricos e bases de dados multimídia.

  • A questão aborda os diferentes tipos de bases de dados disponíveis para uso em unidades de informação.

    A assertiva faz uma mistura de conceitos sobre base de dados, indicando incorreção.

    As bases de dados de fontes têm como conteúdo dados originais que por definição, apresentam maior precisão da informação. Ao usar este tipo de base de dados, o usuário terá contato com documentos compostos por dados numéricos e textos integrais.

    As bases de dados bibliográficas por sua vez constituem em bases de dados referenciais. São usadas para representar acervos, coleções ou a produção de determinada área do conhecimento ou localização. Ao usar esse tipo de base, o usuário terá acesso a informações como as mencionadas no enunciado – citações, referências bibliográficas e resumos de trabalhos publicados – que não correspondem a fonte a original da informação. Estas bases são usadas para indicar a existência de um objeto informacional e como acessá-lo.

    Logo, a relação apresentada na assertiva está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO.