-
Complexidade ciclomática (ou complexidade condicional) é uma métrica de software usada para indicar a complexidade de um programa de computador. Desenvolvida por Thomas J. McCabe em 1976, ela mede a quantidade de caminhos de execução independentes a partir de um código fonte.
Essa complexidade é computada através do grafo de fluxo de controle do programa: os nós do grafo correspondem a grupos indivisíveis de comandos, e uma aresta direcionada conecta dois nós se o segundo comando pode ser executado imediatamente após o primeiro. A complexidade ciclomática também pode ser aplicada a funções, módulos, métodos ou classes individuais de um programa.
-
Complexidade Ciclomática = Quantidade de caminhos possíveis em uma unidade de código.
-
avaliar a quantidade de autorreferências: Métrica de software Profundidade de aninhamento condicional diz que declarações if profundamente aninhadas são difíceis de entender e potencialmente sujeitas a erros.
Sommerville (2011, p.469)
-
2014
A medida de complexidade ciclomática é obtida pela contagem de estruturas de seleção e repetição ou pela contagem do número de regiões do grafo de fluxo, tendo a segunda técnica menor precisão que a primeira.
Errada
-
Complexidade Ciclomática:
➜ Métrica de software;
➜ Medida quantitativa da complexidade lógica de um programa;
➜ Define o nº de caminhos independentes no conjunto base de um programa;
➜ Fornece um limite superior para a quantidade de testes que devem ser realizados;
.
.
At.te
Foco na missão ❣