MÚSCULOS DO MEMBRO INFERIOR
- Músculo psoas maior (pelve)
- Músculos glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo (pelve)
- Músculo piriforme (pelve)
- Músculo sartório (coxa)
- Músculo pectíneo (coxa)
- Músculo bíceps da coxa
- Músculo tibial anterior (perna)
- Músculos fibular longo e fibular curto (coxa)
- Músculo tríceps sural (coxa)
- Músculo extensor curto dos dedos (pé)
- Músculo abdutor do hálux (pé)
- Músculos interósseos plantares (pé)
LESÕES DOS TENDÕES GLÚTEOS OU ABDUTORES DO QUADRIL
Tendinite, tendinopatia e ruptura dos tendões dos músculos glúteos são causas de dor no quadril, sendo com frequência associadas a bursite trocantérica. Três músculos do quadril são denominados glúteos: máximo, médio e mínimo. As figuras a seguir demonstram estes músculos de uma vista lateral do quadril direito, com a pele e a gordura subcutânea removidas.
INJEÇÃO INTRAMUSCULAR
Região dorso glútea (DG):
Indicada quando tiver a necessidade de se administrar 3 a 5 ml. Um dado anatômico importante é o nervo ciático, fundamental para a motricidade dos membros inferiores. A área é estabelecida traçando-se um eixo imaginário horizontal com origem na saliência mais proeminente da região sacra, e outro eixo vertical, originando na tuberosidade isquiática, cuja linha de conexão fica paralela ao trajeto do nervo ciático. A injeção é aplicada no quadrante látero-superior externo.
Posicionar o paciente em decúbito ventral, com a cabeça voltada para o aplicador(para melhor observação de desconforto ou dor durante a aplicação),os braços ao longo do corpo e os pés virados para dentro. No caso de criança, estas deverá estar deitada firmemente no colo de uma pessoa adulta, em decúbito ventral.
Não é indicada para crianças menores de 3 anos, ou 2 anos de deambulação pois nesta faixa etária a região dorso glútea é composta de tecido adiposo e há somente um pequeno volume de massa muscular e localização ainda não definida do nervo ciático, a qual se desenvolve, posteriormente, com a locomoção, podendo por isso ser usada quando a criança já anda há 2 ou mais, geralmente na idade de 3 anos. E ainda, pela inquietação da criança há maior probabilidade de uma angulação inadequada da agulha, aumentando o risco de lesão neural.
http://www.quadrilcirurgia.com.br/lesotildees-dos-tendotildees-gluacuteteos.html
http://enfermagemesucri2009.blogspot.com.br/2011/05/injecao-instramuscular.html