SóProvas


ID
2649454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o próximo item, referente a biossegurança em saúde.


Os agentes biológicos que podem causar danos à saúde do ser humano distribuem-se em classes de risco, que vão da classe 1 a 4, de menor risco até a de alto risco individual.

Alternativas
Comentários
  • — Classe de risco 1

       O risco individual e para a comunidade é ausente ou muito baixo, ou seja, são microrganismos que têm baixa probabilidade de provocar infecções no homem ou em animais. Exemplos: Bacillus subtilis.

     

    — Classe de risco 2

       O risco individual é moderado e para a comunidade é baixo. São microrganismos que podem provocar infecções, porém, dispõe-se de medidas terapêuticas e profiláticas eficientes, sendo o risco de propagação limitado. Exemplos: Vírus da Febre Amarela e Schistosoma mansoni.

     

    — Classe de risco 3

       O risco individual é alto e para a comunidade é limitado. O patógeno pode provocar infecções no homem e nos animais graves, podendo se propagar de indivíduo para indivíduo, porém existem medidas terapêuticas e de profilaxia. Exemplos: Vírus da Encefalite Equina Venezuelana e Mycobacterium tuberculosis.

     

    — Classe de risco 4

       O risco individual e para a comunidade é elevado. São microrganismos que representam sério risco para o homem e para os animais, sendo altamente patogênicos, de fácil propagação, não existindo medidas profiláticas ou terapêuticas. Exemplos: Vírus Marburg e Vírus Ebola.

     

    Fonte: FioCruz

  • Dá a entender que a banca afirma que o risco é apenas individual e não coletivo.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a biossegurança em saúde.

    Os agentes biológicos que podem causar danos à saúde do ser humano distribuem-se em classes de risco, que vão da classe 1 a 4, de menor risco até a de alto risco individual.

    Classe de risco 1: baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade; baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.

    Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, mas existe profilaxia ou tratamento.

    Classe de risco 3: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças e infecções graves. Nem sempre existe profilaxia ou tratamento.

    Classe de risco 4: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Apresenta grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças graves. Não existe profilaxia ou tratamento.
    Resposta do Professor: Certo.