SóProvas


ID
2649535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo à assistência em enfermagem de pacientes com disfunções musculoesqueléticas.


Em pacientes submetidos à amputação, a dor cirúrgica pode ser efetivamente controlada com analgésicos opioides, prescrições não farmacêuticas ou evacuação do hematoma ou do líquido acumulado.

Alternativas
Comentários
  • Os opióides ligam-se a receptores periféricos e centrais próprios e providenciam analgesia sem a perda de contacto, propriocepção ou consciência. Podem também diminuir a reorganização cortical e perturbar um dos mecanismos propostos de DF (98). Ensaios clínicos randomizados demonstraram a eficácia dos opióides (oxicodona, metadona, morfina, e levorfanol) para o tratamento da dor neuropática, incluindo a dor fantasma. Estudos comparativos mostraram que a morfina administrada por via intravenosa (0,05 mg / kg infusão em bólus + 0,2 mg / kg durante 40 minutos) diminui tanto a dor no coto como a DFa, enquanto outras drogas (como lidocaína) diminuem só a dor sensorial no coto. (99). A terapia com opióides, incluindo morfina, resulta numa diminuição na intensidade da dor pósamputação, mas também está associada a uma taxa mais elevada de efeitos secundários e à falta de melhorias globais ao nível da actividade funcional e interferência nas actividades diárias. 

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre cuidados de enfermagem relativo à assistência em enfermagem de pacientes com disfunções musculoesqueléticas.

    Em pacientes submetidos à amputação, a dor cirúrgica pode ser efetivamente controlada com analgésicos opioides, que são muito potentes; prescrições não farmacêuticas de cuidados que podem aliviar a dor como compressas, massagens, dentre outros; ou evacuação do hematoma ou do líquido acumulado que causam pressão e aumentam o sintoma.

    Resposta do Professor: Certo.