SóProvas


ID
2649538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo à assistência em enfermagem de pacientes com disfunções musculoesqueléticas.


Pacientes que desenvolveram síndrome de embolia gordurosa decorrente de fratura de ossos longos ou da pelve, de múltiplas fraturas ou de lesões por esmagamento apresentam, em geral, manifestações clínicas que incluem hipóxia, taquipneia, taquicardia e febre.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CORRETO. Fundamento: 

    EMBOLIA GORDUROSA (EG): é a oclusão de pequenos vasos por gotículas de gordura, geralmente originadas nas fraturas do fêmur, tíbia e bacia. Em poucos casos, a EG evolui para a síndrome da embolia gordurosa (SEG), que afeta principalmente os pulmões e o cérebro. A tríade clássica é composta por insuficiência respiratória aguda, trombocitopenia e disfunção neurológica. Geralmente, ocorre  de 24 a 72h após a lesão inicial.

     O diagnóstico é puramente clínico. Utilizam-se os critérios de Gurd para o diagnóstico da SEG. São eles: (1) maiores: insuficiência respiratório (pO2 menores: taquicardia, febre, trombocitopenia, lipidúria, embolia retiniana e anemia inexplicada. São necessários 1 maior + 3 menores ou 2 maiores e 2 menores para caracterização do quadro. 

     

     

     

    FONTES: http://www.scielo.br/pdf/aob/v13n4/a10v13n4.pdf

    http://www.rmmg.org/artigo/detalhes/491

     

     

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre à assistência em enfermagem de pacientes com disfunções musculoesqueléticas.

    É comum a Interrupção do fornecimento de sangue a uma área associada a fraturas de ossos longos causada por placas de gordura em uma artéria ou veia.

    Pacientes que desenvolveram síndrome de embolia gordurosa decorrente de fratura de ossos longos ou da pelve, de múltiplas fraturas ou de lesões por esmagamento apresentam, em geral, manifestações clínicas que incluem hipóxia, taquipneia, taquicardia e febre, relacionadas a insuficiência respiratória e alteração neurológica.

    Resposta do Professor: Certo.