SóProvas


ID
2649559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao climatério, julgue o item seguinte.


São consideradas manifestações transitórias do climatério: calafrios, parestesias e menstruações abundantes e com maior período de duração.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CORRETO 

    Fundamento & Complemento: 

     

    As principais queixas associadas ao climatério envolvem manifestações transitórias e alterações não transitórias. Manifestações TRANSITÓRIAS: 

     Neurogênicas: Ondas de calor (fogachos), sudorese, calafrios, palpitações, cefaleia, tonturas, parestesias, insônia, perda de memória e fadiga.

    Menstruais: O intervalo entre as menstruações pode diminuir ou pode estar aumentado; as menstruações podem ser abundantes e com maior duração.

    Psicogênicas: Diminuição da autoestima, irritabilidade, labilidade afetiva, sintomas depressivos, dificuldade de concentração e memória, dificuldades sexuais e insônia.

     

     

     

     

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_atencao_mulher_climaterio.pdf

    https://periodicos.set.edu.br/index.php/fitsbiosaude/article/download/2092/1269

  • Climatério- Manifestações transitórias= menstruais, neurogênicas e psicogênicas.

    Manifestações não-transitórias= urogenitais, metabolismo lipídico e metabolismo ósseo.

    Acerca da questão, a banca trouxe manifestações transitórias menstruais e neurogênicas.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o climatério.

    Devido as alterações hormonais, características da ausência de liberação de óvulos pelos ovários, há ocorrência de sintomas nas mulheres a partir desse momento. São consideradas manifestações transitórias, por estarem presentes apenas enquanto há alterações dos hormônios e adaptação corporal, no climatério: calafrios, parestesias e menstruações abundantes e com maior período de duração.

    Resposta do Professor: Certo.


  • Parestesia designa a sensação de formigamento ou dormência que acomete mãos, pés, pernas e braços, além de outras partes, como boca e orelhas. Na grande maioria dos casos, a parestesia é temporária, com o paciente voltando a sentir normalmente regiões do corpo sem que haja necessidade de intervenção.