SóProvas


ID
2649562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico, julgue o próximo item.


Os sinais característicos de trabalho de parto são: perda de tampão mucoso, sensação dolorosa nas costas e mudança progressiva no ritmo e na intensidade das contrações uterinas.

Alternativas
Comentários
  • Complementando....

     

    Estágios do Trabalho de Parto

     

    Compreende as alterações que o corpo da mulher tem que fazer para que o nascimento do feto ocorra.

     

    São 4 Estágios:

     

    1º Contração e dilatação

    2º- Expulsão

    3º- Dequitação

    4º- Greenberg ou 4º estágio.

     

    Mecanismo do Parto

     

    Relacionado ao Feto

     

    Adaptações fetais efetuadas pelo feto através de mecanismos passivos e ativos para passar pelo canal de parto e se desprender na vulva.

     

    São 7 tempos:

     

    1º tempo: Insinuação

    2º tempo: Descida

    3º tempo: Flexão

    4º tempo: Rotação interna

    5º tempo: Extensão

    6º tempo: Rotação externa

    7º tempo: Desprendimento Fetal Final

     

    https://www.enfconcursos.com/uploads/slide/2016/07/slide_146947629557966dc7bdf96.pdf

  • A perdão do tampão mucoso não é um sinal característico do trabalho de parto.

  • Em um a termo, ou seja, naquele em que a criança nasce dentro dos nove meses esperados, os sinais começam a aparecer após 37 semanas de gestação. No entanto, quando os sinais surgem antes disso — entre 20 e 37 semanas —, é provável que a criança nasça prematura e, nesses casos, deve-se procurar imediatamente o seu .

    Dentre os sinais de trabalho de parto mais comuns, podem ser citados a expulsão do rolhão mucoso, a , as contrações ritmadas e a dilatação do colo uterino.

  • O parto é um momento importante que marca para sempre a vida da mulher e da criança. O tema pode ser abordado tanto nas consultas como em atividades coletivas com gestantes e sua Rede de Apoio. 

    Geralmente, o trabalho de parto dura de 8 a 12 horas, mas pode durar mais, dependendo de cada mulher. Os sinais de trabalho de parto são contrações de treinamento, perda do tampão mucoso, mudança progressiva no ritmo e na intensidade das contrações. 

     

    Gabarito do Professor: CERTO 

     

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica : Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília : Ministério da Saúde, 2016. 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. Diretrizes nacionais de assistência ao parto normal: versão resumida [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.