SóProvas


ID
2649637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o próximo item à luz das normas e dos preceitos sobre segurança e saúde para trabalhadores dos serviços de saúde.

Os agentes biológicos de classe de risco 4 podem causar doenças ao ser humano por não existirem vacinas eficazes contra eles.

Alternativas
Comentários
  • CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DOS AGENTES BIOLÓGICOS

     

    Os agentes biológicos que afetam o homem, os animais e as plantas são distribuídos em classes de risco assim definidas:

     

    Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou nos animais adultos sadios. Exemplos: Lactobacillus sp. e Bacillus subtilis.

     

    Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes.

    Exemplos: Schistosoma mansoni e Vírus da Rubéola.

     

    Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplos: Bacillus anthracis e Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

     

    Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes. Causam doenças humanas e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Esta classe inclui principalmente os vírus. Exemplos: Vírus Ebola e Vírus Lassa.

     

     

    FONTE : http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt1914_09_08_2011.html

  • Os agentes biológicos que afetam o homem, os animais e as plantas são distribuídos em classes de risco assim definidas:

    - Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a coletividade).

    - Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade).

    - Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade).

    - Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes. Causam doenças humanas e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Esta classe inclui principalmente os vírus. Exemplo: Vírus Ebola.

    - Classe de risco especial (alto risco de causar doença animal grave e de disseminação no meio ambiente).

    Essa questão precisa de interpretação de texto.

    Os agentes biológicos classe 4 são doenças infecciosas que não possuem vacina, mas o texto diz que as pessoas ficam doentes porque não existe a vacina, como se a falta da vacina eficaz levasse a doença.


    Gabarito do Professor: ERRADO


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Classifi cação de risco dos agentes biológicos / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência e Tecnologia. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006


  • Não entendi a pergunta achei está certa...existe vacina para Ebola e Lassa?

  • estou em duvida, alguem poderia me explicar melhor o porqu^e

  • A questão foi elaborada de forma duvidosa, porém percebe-se que a falta de informações torna a questão errada, uma vez que a classe de risco 4 não apresenta nenhuma medida profilática ou terapeutica, ou seja, faltou outras informações que vão além da ausência de vacinas.
  • A questão está criando a hipótese de que os agentes biológicos de classe 4 só provocam doenças por não existirem vacinas como forma de prevenção, o que não é verdade. Por isso eu entendo que a banca considerou como errada a questão.

  • PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

    (CLASSIFICAÇÃO)

    GRUPO A: Resíduos biológicos , risco de infecção;

     SUBGRUPO A1: Culturas, sobras de laboratórios e bolsas de sangue rejeitadas; resíduos de assistência a saúde provenientes de indivíduos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19) são classificados na categoria A1, por estarem enquadrados como agentes de classe de risco 3.

    CLASSE DE RISCO 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): Representam risco disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa em especial por via respiratória. Existem usualmente medidas profiláticas e terapêuticas. Exemplos: Bacillus anthracis, Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e COVID.