SóProvas


ID
2649682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

        Em atendimento psicológico, um homem apresentou o seguinte quadro clínico: saíra do serviço público há cerca de cinco meses, o que o fez afastar-se do convívio com amigos, familiares e ex-colegas de trabalho; foi deixando de se alimentar gradativamente, pois lhe faltava apetite; dormia pouco e não tinha preocupações com higiene pessoal e aparência. Perdeu dezesseis quilos em quatro meses. Apresentava anorexia, insônia, apatia e inércia, chegando a fazer suas necessidades fisiológicas nas próprias vestes. Já havia sido internado por tentativa de suicídio por enforcamento. Na enfermaria mostrava-se inibido, com lentificação psicomotora severa, mímica facial contraída. Falava pouco, e quando o fazia era com voz baixa, sussurrando, para afirmar que “nada valia a pena” e que toda a sua vida tinha sido em vão. Sentia-se vazio e afirmava ter cometido todo tipo de vilania.


Com relação ao caso clínico apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.

Os sintomas do paciente descritos no referido caso clínico indicam quadro de transtorno depressivo maior.

Alternativas
Comentários
  • Transtorno Depressivo Maior: 1 ou mais dos principais sintomas acima de duas semanas.

    Transtorno Depressivo Persistente: acima de 2 anos.

  • A depressão maior ou grave é um caso em que os sintomas se manifestam durante um período de pelo menos duas semanas. Este tipo de depressão pode se manifestar em um caso único, em que algum trauma desencadeia o desenvolvimento da depressão maior. Entretanto, também pode ser intermitente, ou seja, uma pessoa pode apresentar os sintomas em alguns períodos da vida.

    Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, dentre os seguintes sintomas da depressão, o paciente deve apresentar cinco, por pelo menos duas semanas, para ser qualificado dentro do tipo de depressão grave:

    -Sentir-se deprimido a maior parte do tempo e quase todos os dias;

    -Prazer diminuído em atividades que antes eram interessantes para o paciente;

    -Perda ou ganho de peso não intencional;

    -Falta de sono ou excesso de sonolência;

    -Problemas psicomotores, sendo agitação ou lentidão nos movimentos;

    -Fadiga anormal e frequente;

    -Falta de concentração;

    -Sentimento de culpa e inutilidade frequente;

    -Pensamentos de suicídio ou morte.

    Diante dos sinais apresentados, dois obrigatoriamente devem estar presentes para que se enquadre como um transtorno depressivo maior: humor deprimido e perda de interesse ou prazer.

  • concordo ser TDM, porém, acredito que poderia se enquadrar TDM com catatonia.