SóProvas


ID
2651365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito de fibra óptica e VLAN.


Em uma rede local half-duplex que utilize fibra óptica no padrão Gigabit Ethernet, não é possível a ocorrência de colisões, por isso é desnecessário o uso do protocolo CSMA/CD.

Alternativas
Comentários
  • Half duplex: A comunicação em half duplex depende do fluxo de dados unidirecional quando o envio e o recebimento de dados não são executados ao mesmo tempo. Isso é semelhante à forma de funcionamento de walkie-talkies ou rádios bidirecionais à medida que apenas uma pessoa pode falar por vez. Se alguém fala com outra pessoa já falando, ocorre uma colisão. Dessa forma, a comunicação em half duplex implementa CSMA/CD para ajudar a reduzir o potencial de colisões e as detectar quando elas acontecerem. A comunicação em half duplex tem problemas de desempenho devido à espera constante, porque os dados só podem fluir em uma direção por vez.

    http://www.diogenesbandeira.com.br/2016/01/qual-diferenca-entre-rede-half-duplex-e.html

  • Errado, pelo contrário... deve-se utilizar o CSMA/CD.

     

    Half Duplex: o enlace é utilizado nos dois possíveis sentidos de transmissão, porém apenas um por vez (unidirecional).

    Por isso a necessidade de haver controle de acesso ao meio, normalmente realizado por meio do CSMA/CD.

    Esse modo é como operam os Hubs.


    Full Duplex: o enlace é utilizado nos dois possíveis sentidos de transmissão simultaneamente. Somente com switches. Não há colisões, largura de banda é dobrada e diminui a latência. A NIC desabilita o controle de acesso (CSMA/CD). Um dispositivo full-duplex transmite quando está pronto para fazê-lo, diferentemente dos dispositivos half-duplex que verificam a disponibilidade do meio para realizar a transmissão.

     

  • Errada.

    Em redes Gigabit Ethernet é sim possível a ocorrêncide colisões, por isso, o CSMA/CD deve ser mantido para evitar e tratar essas colisões.

    No entanto, na transmissão em Full-duplex, aumentam-se as distâncias de alcance e é eliminada a colisão. O controle das transmissões não é feito pelo CSMA/CD, mas pelo controle de fluxo (Flow Control).


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gigabit_Ethernet

  • A rede Half Duplex (10mbps) não é utilizado cabo coaxial ou par trançado?

     

  • (ERRO EM VERMELHO) Em uma rede local half-duplex que utilize fibra óptica no padrão Gigabit Ethernet, não é possível a ocorrência de colisões, por isso é desnecessário o uso do protocolo CSMA/CD.

     

    ---> O correto seria FULL-DUPLEX

  • O U T R A   Q U E S T à O 

     

    (Q70126) Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: Banco da Amazônia Prova: Técnico Científico - Tecnologia da Informação

     

    Em redes Gigabit Ethernet e 10 Gigabit Ethernet operando no modo full-duplex não há a ocorrência de colisões, o que significa que o CSMA/CD não é utilizado. (C)

     

     

     

    L I T E R A T U R A 

     

    Segundo Tanenbaum (2011, Pág.186),"Todas as versões da Ethernet de 10 gigabits admitem apenas operação full-duplex. CSMA/CD não faz mais parte do projeto [...]."

     

    Página 184:

     "A ethernet de gigabit admite dois modos de operação diferentes; o modo full-duplex, e o modo half duplex. O modo "normal" é o modo full-duplex, que permite o tráfego em ambos os sentidos ao mesmo tempo. Esse modo é usado quando existe um switch central conectado a computadores (ou outros switches) na periferia. Nessa configuração, todas as linhas são armazenadas no buffer, de forma que cada computador e cada switch é livre para enviar quadros sempre que quiser (...) Tendo em vista que não é possível nenhuma disputa, o protocolo CSMA/CD não é usado"

     

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

     

     

    "Sempre em frente não temos tempo a perder".... 

  • COMPLEMENTANDO ...

     

     

    Gigabit Ethernet ➜ no modo half-duplex ➜ HUB ➜ utiliza CSMA/CD ➜ Ocorre Colisões;

    Gigabit Ethernet ➜ no modo full-duplex ➜ SWITCH ➜ sem CSMA/CD ➜ sem disputa ➜ Sem Colisões.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

  • "Full duplex" deixaria a questão correta!

  • CSMA/CA >>>> EVITA COLISÕES

    CSMA/CD >>>> DETECTA COLISÕES (NÃO EVITA COLISÕES!)

  • -Half-duplex = Ou envia, ou recebe informações.

    O sinal só pode passar por um caminho. Assim, caso dois sinais sejam enviados ao mesmo tempo eles irão colidir. Para detectar essas colisões usa-se o protocolo CSMA/CD (protocolo que detecta colisões em redes Ethernet).

    -Full-duplex = Pode enviar e receber simultaneamente.

    Nesse modo, cada um tem um caminho para enviar as mensagens. Assim, além de não haver colisões, também não é necessário o uso do protocolo CSMA/CD.

  • Gigabit Ethernet - transmissão de dados a 1.000 Mbps (ou equivalente a 1 Gbps). Pode operar tanto em half duplex quanto em full duplex e portanto também suporta a autonegociação para a velocidade e o tipo de duplex. O padrão do Gigabit Ethernet, fornece uma largura de banda mínima de 1Gbps, tanto em modo full-duplex, como em half-duplex, sendo que, neste último, é necessário o uso de CSMA/CD para a detecção de colisões. Outro detalhe que não se pode esquecer é que, no modo full-duplex, a largura de banda é de até 2Gbps, pois os equipamentos conectados podem transmitir e receber dados simultaneamente. Questão Correta!

    • HALF DUPLEX → OPERA COM CSMA/CD

    (CESPE 2018 STJ) Em uma rede local half-duplex que utilize fibra óptica no padrão Gigabit Ethernet, não é possível a ocorrência de colisões, por isso é desnecessário o uso do protocolo CSMA/CD. (ERRADO)

    • FULL DUPLEX → É DESNECESSÁRIO O CSMA/CD

    (CESPE 2010 BANCO DA AMAZÔNIA) Em redes Gigabit Ethernet e 10 Gigabit Ethernet operando no modo full-duplex não há a ocorrência de colisões, o que significa que o CSMA/CD não é utilizado. (CERTO)

    (CESPE ANAC 2012) Duas estações de trabalho que estejam conectadas a um mesmo switch em portas distintas, operando a 100 Mbits e full-duplex, e transmitam dados simultaneamente estão em um mesmo domínio de colisão, sendo necessário usar o algoritmo de CSMA/CD para planejar suas transmissões. (ERRADO)

    (CESPE 2016 TRE-PI) O padrão 10-gigabit ethernet não utiliza o protocolo CSMA/CD, pois opera apenas no modo de transmissão full-duplex. (CERTO)

    • CSMA/CD → 802.3 (Ethernet)

    (CESPE 2009 TCE) O controle de fluxo, uma propriedade do padrão Ethernet em modo half-duplex, utiliza o CSMA/CA.

    • CSMA/CA → 802.11 (Wi-Fi)

    (CESPE 2010 BANCO DA AMAZÔNIA) O CSMA/CA funciona de forma a evitar colisões em sistemas de rede sem fio. (CERTO)

  • Não obstante, em half-duplex, haver canais dedicados para a emissão e recepção de mensagens, é possível que haja uma colisão, se os dois nós do canal enviarem simultaneamente a mensagem. Daí a necessidade da tecnologia CSMA/CD.

  • Nas comunicações Full-Duplex o enlace é utilizado nos dois sentidos de transmissão ao mesmo tempo, sendo alocado a metade da banda para cada sentido, por isso não é necessário nenhum arbitro nesse campo, pois não ocorrem colisões (cada um joga em um lado do campo).

    Já nas comunicações half-duplex o enlace é utilizado nos dois sentidos de transmissão, todavia, apenas um sentido por vez, por isso há necessidade de um arbitro para cuidar das possíveis colisões, pois pode ocorrer de os dois sentidos tentarem transmitir exatamente no mesmo momento e quem vai resolver isso é o arbitro (protocolo CSMA/CD).

    Dessa forma, item errado. Bastaria trocar “half-duplex” por “full-duplex” para torcar a assertiva correta.

  • caso a questão não citasse que é full-duplex, pelo fato de citar fibra optica poderia marcar correto, uma vez que fibra optica por si é full-duplex, e por esse motivo dispensa protocolo de controle de colisão!