SóProvas


ID
2651908
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática Financeira

O risco de um título pode ser medido pelo Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM, do inglês Capital Asset Pricing Model).


Nesse modelo, o coeficiente beta (β) é uma medida relativa de risco

Alternativas
Comentários
  • .Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (MPAF)

    Mais conhecido mundialmente pela sigla em inglês CAPM (Capital Asset Pricing Model), é utilizado em finanças para determinar a taxa de retorno teórica apropriada de um determinado ativo em relação a uma carteira de mercado perfeitamente diversificada. O modelo leva em consideração a sensibilidade do ativo ao risco não-diversificável (também conhecido como risco sistêmico ou risco de mercado), representado pela variável conhecida como índice beta ou coeficiente beta (β), assim como o retorno esperado do mercado e o retorno esperado de um ativo teoricamente livre de riscos.

  • No modelo CAPM, o coeficiente beta (β) é uma medida relativa de risco não diversificável (sistemático), que é atribuído a fatores de mercado que afetam todas as empresas, e por isso não pode ser eliminado por meio de diversificação. Fatores como guerras, inflação, pandemias (como a que estamos vivendo), crises econômicas etc. podem ensejar o risco sistemático.

    Gabarito: Letra A.