A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.
Consiste em um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos. É uma forma também de melhor gerenciar suas dívidas.
Os recursos captados pela empresa por meio da distribuição de debêntures podem ter diferentes usos: investimentos em novas instalações, alongamento do perfil das dívidas, financiamento de capital de giro etc.
Debêntures não conversíveis
Esse tipo de debenture é a mais popular no mercado. Quando o papel não é conversível, significa que não existe a possibilidade de transformar aquele investimento em ações da empresa.
Ou seja, não irá ocorrer a conversão da debenture em ação. Havendo a conversão, o investidor estaria seguro com a transformação do valor do principal em ações da mesma companhia.
Sendo assim, o investidor poderia escolher em ficar com o valor do principal, ou realizar a transformação da debenture em ações.
https://topinvest.com.br/debentures-conversiveis-e-nao-conversiveis/
https://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/valores_mobiliarios/debenture.html
O enunciado deseja a alternativa que apresenta uma forma de captação de recursos via capital de terceiros (passivo exigível). Assim, vamos analisar as alternativas apresentadas.
a) Incorreta. A emissão de ações se classifica como captação de recursos relacionada ao capital próprio (PL).
b) Incorreta. A emissão de ações se classifica como captação de recursos relacionada ao capital próprio (PL).
c) Incorreta. A retenção de lucros não se classifica como uma captação de recursos.
d) Incorreta. O adiantamento da distribuição de dividendos não é uma captação de recursos, mas uma distribuição aos acionistas.
e) Correta. A emissão de debêntures se classifica como captação de recursos relacionada ao capital de terceiros (passivo exigível).