SóProvas


ID
2652013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação aos recursos de manejo do comportamento da criança, julgue o seguinte item.


A técnica de mão-sobre-a-boca (TMSB) é um recurso não farmacológico utilizado rotineiramente para ajudar o paciente odontopediátrico a vencer o medo, a ansiedade e a insegurança, devendo a mão ser removida assim que a criança comece a cooperar com o tratamento.

Alternativas
Comentários
  • A mão deve ser removida assim que conseguir ter algum diálogo.

    Indicada para crianças que tenham já um bom entendimento, com 3 anos ou mais, que não tenham problemas mentais ou auditivos e que sejam maduras o suficiente para corresponderem aos comandos do dentista.

  • Essa técnica é aceita hoje com muitas restrições e deve ser executada por odontopediatras experientes e que tenham conhecimentos psicológicos profundos da criança, como um recurso para manejo comportamental. O clínico não deve tentar executar essa manobra, pois não tem conhecimento suficiente para arcar com as possíveis reações da criança após a realização da técnica. A técnica não é indicada para crianças com pouca idade, as quais não conseguem entender a causa e o efeito do ato, ou seja, que a contenção está sendo feita para impedir a choradeira e os gritos que impedem o profissional de ser ouvido; outro fator a ser considerado é que o odontopediatra só deve se propor a fazer se tiver certeza de que conseguirá conter a criança; caso contrário, a técnica será totalmente contraindicada. Esta é feita como último recurso, quem permite o uso da técnica são os pais e como segunda opção há a anestesia geral.

    É essencial que, nesse caso, a mãe saiba que seu filho será contido pelo profissional, e assine um termo de consentimento prévio para que a manobra possa ser executada. Ela deve saber do fato pelo profissional, para não entrar no consultório e se surpreender com o odontopediatra com a mão sobre a boca da criança

  • Ela dá uma pra tirar dez.