SóProvas


ID
2652046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos aos efeitos da saúde bucal e geral da gestante dentro do contexto odontopediátrico e dos efeitos da amamentação na saúde bucal do bebê.

A ocorrência de parto prematuro de crianças abaixo do peso, em consequência de problemas periodontais da gestante, deve-se à elevação dos níveis plasmáticos de prostaglandina.

Alternativas
Comentários
  • Mediadores inflamatórios que ocorrem nas doenças periodontais, como a interleuquina 1, o fator de necrose tumoral e a prostaglandina, também possuem uma participação importante na iniciação do trabalho de parto, sendo considerados mecanismos biologicamente plausíveis que podem ligar as duas condições. A revisão da literatura possibilitou a conclusão de que a infecção, por si só, é um fator de risco importante, podendo a doença periodontal ser incluída como um fator de risco de extremo valor para o mecanismo de indução do parto prematuro de crianças de baixo peso. Certa.

    http://www.periodontiamedica.com.br/a-doenca-periodontal-como-mecanismo-de-inducao-ao-parto-prematuro-de-criancas-com-baixo-peso/

  • O Bolsonaro cita os cuidados de prevenção da mortaliade infantil a partir do controle da saúde bucal das gestantes.

  • Correto. Os microorganismos presentes na placa bacteriana percorrem a corrente sanguínea e estimulam a produção da prostaglandina, que é uma substância hormonal, provocando contrações no útero e acelerando o trabalho de parto.