Canais Híbridos
Neste tipo de estrutura, uma parte das funções ao longo do canal é executa da em paralelo por dois ou mais elementos da cadeia de suprimento.
Canais Múltiplos
Uma outra forma de melhorar o desempenho no gerenciamento da cadeia de suprimento é utilizar mais de um canal de distribuição. Isso ocorre em função da diversidade de tipos de consumidor. Por exemplo, o comprador em potencial de um microcomputador pode adquiri-lo por telefone ou pela Internet, a partir de uma lista publicada numa revista de informática,
ou poderá se dirigir a uma loja especializada, que lhe pedirá um preço um pouco mais alto, mas onde conseguirá informações mais detalha das e atendimento personalizado.
FONTE: Logística e Gerenciamento Da Cadeia De Distribuição - Antonio Novaes
Contribuindo:
... no estudo da gestão de cadeia de suprimentos, há um tipo de estrutura de canais que tem parte de suas funções executada em paralelo com dois ou mais elementos da cadeia, esse tipo de canal é conhecido como híbrido. Em uma cadeia logística existem vários ‘elementos’, entre eles o fornecedor, o fabricante, o atacado, o varejo, o cliente... Em um modelo híbrido (mescla duas formas diferentes) o fabricante pode executar em paralelo a ação de vender seus produtos diretamente ao cliente final (“elemento 1”) e pode ainda vende-los por outros canais indiretos como no varejo (“elemento 2”), por exemplo. A Dell é um exemplo disso; até 2007 vendia apenas diretamente a cliente final (modelo de canal direto) e depois desta data passou a vender por meio de intermediários também como a Amazon, Magazine Luiza, Americanas e etc (modelo de canal indireto). Aqui o 'elemento' da cadeia é mais de um = cliente direto e o varejo.
Já o conceito de multicanal ou canais múltiplos não quer dizer que a estrutura siga por dois caminhos (direto e indireto como exemplo acima) e sim que ela se foca em um elemento da cadeia, o cliente por exemplo, e oferece seu produto diretamente a ele – supondo – por vários canais como por exemplo pela loja física, pela televisão, catálogos, televendas, internet. Aqui o ‘elemento’ a cadeia é o mesmo = cliente.