SóProvas


ID
2652949
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em uma condição de clima quente úmido, o projeto arquitetônico tem que levar em consideração diversos fatores que influenciam na qualidade do projeto. Frota & Schiffer (2003), no Manual de Conforto Térmico, apontam para vários aspectos que devem ser observados, sendo assim, analise as assertivas abaixo:


I. Como a variação da temperatura noturna é muito significativa, a ventilação noturna não interfere na qualidade térmica da edificação.

II. Deve-se prever aberturas suficientemente grandes para permitir a ventilação nas horas do dia em que a temperatura externa está mais baixa que a interna.

III. Deve-se proteger as aberturas da radiação solar indireta, e gerar condições de obstáculos aos ventos.

IV. As construções não devem ter uma inércia muito grande, pois isso dificulta a retirada do calor interno armazenado durante o dia.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • I. Como a variação da temperatura noturna é muito significativa, a ventilação noturna não interfere na qualidade térmica da edificação. (ERRADO, A ventilação noturna em regioes de clima quente e úmido é agradável e deve ser aproveitada.)

    II. Deve-se prever aberturas suficientemente grandes para permitir a ventilação nas horas do dia em que a temperatura externa está mais baixa que a interna.(CORRETO, dessa forma se promove o arejamento dos ambientes.)

    III. Deve-se proteger as aberturas da radiação solar indireta, e gerar condições de obstáculos aos ventos. (ERRADO, deve-se proteger as aberturas da radiação solar DIRETA, sem comprometer a ventilação.)

    IV. As construções não devem ter uma inércia muito grande, pois isso dificulta a retirada do calor interno armazenado durante o dia. (CORRETO, em climas quentes e secos os materiais devem ter grande inercia termica para liberar o calor a noite, qnd as temperaturas sao baixas.Ja em climas quentes e úmidos o correto e a utilização de materiais de baixa ou média inercia termica.)

  • II. Deve-se prever aberturas suficientemente grandes para permitir a ventilação nas horas do dia em que a temperatura externa está mais baixa que a interna.

    Como assim, mais baixa? Durante o dia a temperatura externa não seria mais alta que a interna?

  • interpretei "o dia" como as 24h de um dia Lorraine.

  • Lorraine o dia tem 24hrs. Dessa forma ,dependendo de cada região e do tipo de edificação vai existir horários na qual a temperatura externa vai estar mais baixa.

  • I. Como a variação da temperatura noturna é muito significativa, a ventilação noturna não interfere na qualidade térmica da edificação.

    Em regiões de clima quente e úmido NÃO há uma variação de temperatura noturna significante. Embora a ventilação seja necessária e recomendada, a ventilação noturna (apenas pela característica de ser a da noite) realmente não irá interferir na qualidade térmica uma vez que a amplitude térmica não é elevada devido à presença de água no ar.