Gabarito E
O funcionamento deste algoritmo acontece da seguinte forma: uma unidade de tempo, denominada quantum, é definida pelo sistema operacional, que determina o período de tempo entre cada sinal de interrupção.
Todos os processos são armazenados em uma fila circular. Como no exemplo abaixo.
O agendamento round-robin geralmente emprega tempo compartilhado, dando a cada tarefa um tempo definido chamado quantum. A tarefa é interrompida se esgotando o quantum e retomara de onde parou no proximo agendamento. Sem o tempo compartilhado, tarefas grandes poderiam ser favorecidas em detrimento de tarefas menores.
Exemplo: Se o quantum é 100 milisegundos e a tarefa leva 250 milisegundos para completar, o agendamento round-robin suspenderá a tarefa após os primeiros 100 milisegundos e dara a outra tarefa da fila, o mesmo tempo. Essa tarefa sera executa portanto após 3 agendamentos a saber (100 ms + 100 ms + 50 ms). A interrupção da tarefa é conhecida como preempção.
Tarefa1 = Tempo de execução igual a 250 ms (quantum 100 ms).
1. Primeiro agendamento = excecuta tarefa durante 100 ms.
2. Segundo agendamento = mais 100 ms de execução da tarefa.
3. Terceiro agendamento = 100 ms, mas a tarefa termina após os primeiros 50 ms.
4. Total de tempo que a CPU levou para a tarefa1 = 250 mS
Um melhoramento desse agendamento é dividir todos os processos em numeros iguais de frações de tempo e proporcionais ao tamanho da tarefa, assim todos os processos terminam ao mesmo tempo.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !