SóProvas


ID
2654266
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O usuário de um computador deu um duplo clique sobre um programa recebido por e-mail, executando-o, e seu computador foi infectado por um malware que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e/ou arquivos. Tais características permitem concluir que o computador foi infectado por um

Alternativas
Comentários
  • Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

     

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

     

    O principal meio de propagação de vírus costumava ser os disquetes. Com o tempo, porém, estas mídias caíram em desuso e começaram a surgir novas maneiras, como o envio de e-mail. Atualmente, as mídias removíveis tornaram-se novamente o principal meio de propagação, não mais por disquetes, mas, principalmente, pelo uso de pen-drives.

     

    Há diferentes tipos de vírus. Alguns procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas. Alguns dos tipos de vírus mais comuns são:

     

    Vírus propagado por e-mail: recebido como um arquivo anexo a um e-mail cujo conteúdo tenta induzir o usuário a clicar sobre este arquivo, fazendo com que seja executado. Quando entra em ação, infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os e-mails encontrados nas listas de contatos gravadas no computador.

    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

    Vírus de telefone celular: vírus que se propaga de celular para celular por meio da tecnologia bluetooth ou de mensagens MMS (Multimedia Message Service). A infecção ocorre quando um usuário permite o recebimento de um arquivo infectado e o executa. Após infectar o celular, o vírus pode destruir ou sobrescrever arquivos, remover ou transmitir contatos da agenda, efetuar ligações telefônicas e drenar a carga da bateria, além de tentar se propagar para outros celulares.

     

     

    https://cartilha.cert.br/malware/

  • gabarito letra b 

    4.1. Vírus

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos

    https://cartilha.cert.br/malware/

    demais conceitos

    Rootkité um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

     Bot e botnet

    Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores

    Backdoor

    Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    quanto a alternativa a creio que a banca quis confudir com "worm " pois nunca vi o termo "warm " 

     

     

  • Não existe warm, e sim worm!

  • GAB B

     

    Vírus  é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    TIPOS DE VÍRUS:

    Vírus simples - só se replica é e fácil de ser detectado.

    Vírus encriptado - esconde a assinatura fixa do vírus, embaralhando o vírus.

    Vírus Polimórficos - capazes de criar uma nova variante a cada execução.

    Vírus Metamórficos - capazes de mudar o próprio corpo, evitam gerar instâncias parecidas com a anterior.

    Vírus de macro - tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

     

  • VÍRUS precisa ser executado para que cause dano. Ele se multiplica em OUTROS programas e arquivos.

     

    O WORM NÃO preciso ser executado e se multiplica pela REDE, explorando vulnerabilidades.

  • WARM?

  • GABARITO B

    VÍRUS: 

    - Programa que se anexa a um arquivo de programa qualquer;

    - Propaga-se inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos;

    - Depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para ser ativado.

    WORM (vermes):

    - Programa;

    - Não embute cópias de si mesmo, PROPAGA-SE AUTOMATICAMENTE pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador;

    - NÃO necessita ser explicitamente executado para se propagar.

  • Um VÍRUS ou MALWARE de computador é um software malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.



    GABARITO -> [B]

  • O Vírus precisa de hospedeiro, como sugere a questão, quando diz que ele passa a fazer parte de outros programas. 

  • wArm uHAUEHUAEH

  • cai na pegadinha

  •  Vírus: São pequenos códigos de programação maliciosos que se “agregam” a arquivos e são transmitidos com eles. Em outras palavras, tecnicamente, um vírus é um programa (ou parte de um programa) que se anexa a um arquivo de programa qualquer (como se o estivesse “parasitando”) e depois disso procura fazer cópias de si mesmo em outros arquivos semelhantes.

    Quando o arquivo é aberto na memória RAM, o vírus também é, e, a partir daí se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador.

    O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção. Alguns vírus são inofensivos, outros, porém, podem danificar um sistema operacional e os programas de um computador.

     

    Worms (Vermes): Programas parecidos com vírus, mas que na verdade são capazes de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms APENAS se copiam, não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos!). Além disso, geralmente utilizam as redes de comunicação para infectar outros computadores (via e-mails, Web, FTP, redes das empresas etc.).

    Diferentemente do vírus, o worm NÃO embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e NÃO necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.

                                                                          

     

    Bots (“Robôs”): De modo similar ao worm, é um programa capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de software instalado em um computador.

    Adicionalmente ao Worm, dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor, permitindo que o bot seja controlado remotamente. Os bots esperam por comandos de um hacker, podendo manipular os sistemas infectados, sem o conhecimento do usuário.

     

     

    Trojan Horse (Cavalo de Troia): É um programa aparentemente inofensivo que entra em seu computador na forma de cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo etc., e que, quando executado (com a sua autorização), parece lhe divertir, mas, por trás abre portas de comunicação do seu computador para que ele possa ser invadido.

    Por definição, o Cavalo de Troia distingue-se de um vírus ou de um worm por NÃO infectar outros arquivos, NEM propagar cópias de si mesmo automaticamente.

     

    Ransomwares (Pede resgate!). O termo vem da palavra "resgate" em inglês (ransom) unida ao sufixo de malware. Cibercriminosos sequestram os dados salvos no equipamento e exigem um resgate para liberar o acesso a eles. Cifram esses dados usando alta criptografia “impossível” de ser quebrada.

     

     

    Spyware: tem por finalidade monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

     

  • a) warm. ERRADO

    O warm esquenta o processador do computador até ele explodir (ironia blz? não existe o malware warm e sim worm)

     

     

     b)vírus. GABARITO

    Reparem que o enunciado fala que ele precisou ser executado, configurando uma característica do vírus.  Ele se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos

     

     

    c)rootkit. ERRADO

    O rootkit visa manter a presença do invasor no pc.

     

     

     d)botnet. ERRADO

    O botnet controla o computador de forma remota. É um malware bastante em evidência, atualmente é utilizado por hackers até mesmo p/ controlar o computador de terceiros e minerar criptomoedas (Botnet Bitcoin, não estranhem se aparecer em provas futuras)

     

     

     e)backdoor. ERRADO

    Backdoor é um recurso utilizado por diversos malwares para garantir acesso remoto ao sistema ou à rede infectada, explorando falhas críticas não documentadas existentes em programas instalados, softwares desatualizados e do firewall para abrir portas do roteador.

  • Gabarito Letra B

     

    VIRUS: programa malicioso precisa de um hospedeiro para funcionar, propaga se inserindo copias de si mesmo e tornando parte de outro programa ou arquivo. Os principais meios de propagação são, envio de e-mail ou meios de mídias removíveis, vírus de script

  • Essa é para  nunca mais errar!!! Rap feito por nosso amigo Marcos Romeiro apud Manu kkk: 

     

     

    ...o WORM é um verme auto-replicante,

    nem carece de hospedeiro e ataca num instante;

    já o VÍRUS apresenta uma função basilar,

    necessita de hospedeiro pra poder se propagar...  ♪ ♫ ♩ ♫ 

     

    GAB-B

     

    ''Você não é derrotado quando perde,você é derrotado quando desiste''

  • a)n sei
    b)virus ele infeckita kkk .. seu pc quando é executa se tornando parte de outros programas!
    c)rookit = assegura q o invasor fique oculto 
    d)pc zombie controlado remotamente por outros para varias trapaças.
    e)ele assegura a porta de entrada do seu pc.. para ser controlado
    TIPOS DE VÍRUS:

    Vírus simples - só se replica é e fácil de ser detectado.

    Vírus encriptado - esconde a assinatura fixa do vírus, embaralhando o vírus.

    Vírus Polimórficos - capazes de criar uma nova variante a cada execução.

    Vírus Metamórficos - capazes de mudar o próprio corpo, evitam gerar instâncias parecidas com a anterior.

    Vírus de macro - tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

  • Gabarito letra B PARA OS NÃO ASSINANTES.

     

    Lembre-se que:

     

    ♥ - Worm é um programa completo, por isso ele não precisa ser executado nem precisa de hospedeiro;

     

    ♥ Vírus precisa ser executado e precisa de hospedeiro (faça uma analogia com vírus humano, por exemplo a gripe, precisa de um hospedeiro para se propagar.) 

  • Worms são códigos maliciosos que infectam dispositivos e se propagam para outros dispositivos.
    Rootkit é para esconder infecções e outras ameaças no computador, da detecção dos softwares de proteção.
    Botnet é uma rede zumbi, onde os dispositivos são controlados remotamente e coordenam ações conjuntas de ataques a sites e invasões a dispositivos.
    Backdoor é para abrir as portas de conexão, permitindo novas invasões e ataques.

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Gabarito: Letra B.




  • Apenas lembrando que a letra A é "wArm" que significa aquecer, tendo nada a ver com "wOrm".

  • Vírus - para que se torne ativo e dê continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o computado seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

  • B. vírus. correta

    tem que executar

  • GABARITO (B).

    Vírus = Insere cópias de si. Precisa ser executado para então se tornar parte do arquivo.

    Worm = Envia cópias de si automaticamente e não infecta, apenas se propaga gerando excesso de trafego na rede.

    Bot = Envia cópias de si automaticamente mantendo contato com invasor e acesso remoto.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    O malware que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e/ou arquivos é o vírus. 

    Letra B

  • Gabarito:B

    Dicas de Segurança da Informação:

    1- Princípios (DICAN): Disponibilidade (o arquivo sempre deve está disponível a pessoas autorizadas), Integridade (o arquivo não pode ser alterado), Confidencialidade (o arquivo deve está disponível as pessoas autorizadas), Autenticidade e Não Repúdio.

    2- Principais Malwares: Vírus (Progama ou parte do programa que insere copias de si mesmo para danificar o computador e que só ocasionará dano se for executado); Phishing (Lembra de "pescar", vou "pescar" suas informações, roubá-las através da criação de sites falsos); Ransoware (Torna inacessíveis os dados do seu computador e você terá que pagar uma quantia); Worm (Programa auto replicante que se executa a partir das falhas do sistema e pode ser propagado pela rede); Spyware (Espião. Monitoro suas atividades e mando a terceiro de 3 formas: keyloggers - tudo que você digita eu irei ver, screenlogger - tudo que você ver eu iria ver e adware - tudo que você pesquisa eu iria ver. Ex: As propagandas que aparecem no celular).

    3- Defesa dos Malwares: Firewall (Parede de fogo. Hardware ou Software. Filtra todos os pacotes que passam da internet para o computador e bloqueiam aqueles maliciosos, como a invasão de um ataque de worm, vírus e hackers. Não bloqueia se o vírus já estiver no seu computador e se você desabilitar o firewall); Antivírus (Detectar e eliminar os malwares do pc. Trabalha de 3 formas: Método de assinatura - irá procurar uma parte do vírus que não é alterada, caracterizando-o como vírus, Busca algorítmica - verificar os algoritmos que criaram aquele vírus no banco de dados, Sensoriamento Heurístico - irei verificar a execução e os registros do programa para assim definir se é um malware).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!