SóProvas


ID
2654395
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um analista separou duas amostras oriundas de um curtume e as analisou com o intuito de determinar a concentração de íons Pb. A amostra A, em quintuplicata, resultou nos seguintes valores, em ppm: 2,0; 2,1; 2,0; 2,1 e 2,0. Já a amostra B resultou nos valores, em ppm, de: 4,0; 4,5; 4,5; 4,6; 4,0. Após um certo tempo, outro analista detectou um erro de método nas análises das duas amostras e as refez, obtendo como resultado final 3,4 ppm, para a concentração de íons Chumbo. Considerando os procedimentos descritos e comparando-se as análises realizadas pelos dois analistas, tem-se que a amostra

Alternativas
Comentários
  • Precisão está ligada ao desvio padrão entre as replicas. Como os resultados do método A estão mais próximos, A é mais preciso que B.

    No caso da exatidão, é quanto o resultado encontrado está próximo do valor real. Como analista detectou um erro de método nas análises das duas amostras e determinou a quantidade de chumbo em 3,4 ppm, deve-se considerar este valor como valor real. Se calcular a média das analises A e B notamos que a diferença entre B e o valor considerado real é menor, então B é mais exato. Porém como os resultados de B estão mais "dispersos" (desvio maior entre as réplicas) dizemos que B é menos preciso que A. Se observarmos as opções, notamos que A, C e D estão erradas.