SóProvas


ID
2655559
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Manto Superior, localizado abaixo da Moho e estendendo-se até uma profundidade de, aproximadamente, 400 km, tem composição predominantemente

Alternativas
Comentários
  • O Peridotito é uma ocha magmática ultramáfica de profundidade (ao nível do manto), essencialmente constituída por olivina (peridoto), por outros minerais máficos como piroxena (peridotito piroxénico) e anfíbola (peridotito anfibólico) e, às vezes, feldspato (peridotito feldspático). Esta rocha tem um papel importante na formação do diamante no manto terrestre.

  • O manto superior inicia sob a crosta oceânica a uma profundidade média de 6 km e sob a crosta continental a uma profundidade média de 35 km, atingindo profundidades de até 400 km. A descontinuidade entre a crosta e o manto é denominada descontinuidade de Mohorovicic ou astenosfera.

    O manto superior tem densidade em torno de 3,4 e, provavelmente, tem composição essencialmente peridotítica, sendo o principal fornecedor de magma para a formação da crosta; ele estende-se desde o Moho até cerca de 400km de profundidade, incluindo a base da litosfera (manto litosférico)e a parte superior da astenosfera. O manto difere marcadamente da crosta pelas suas características de composição química e de comportamento mecânico, o que se traduz pela existência de uma clara alteração súbita (uma descontinuidade) nas propriedades físicas dos materiais, que ficou conhecida por descontinuidade de Mohorovičić, ou simplesmente Moho, em homenagem a Andrija Mohorovičić, o geofísico que a descobriu. Esta descontinuidade marca a fronteira entre a crosta e o manto.

    Em tempos pensou-se que a Moho representava a fronteira entre a estrutura rígida da crosta e a zona mais plástica do manto, sendo a zona onde o movimento relativo entre as placas da litosfera rígida e a astenosfera plástica ocorreria. Contudo, estudos recentes demonstram que essa fronteira acontece muito abaixo, em pleno manto superior, a profundidades da ordem dos 70 km sob crosta oceânica e de 150 km sob a crosta continental. Assim, o manto imediatamente abaixo da crosta é composto por material relativamente frio (aprox.100º C), rígido e fundido com a crosta, apesar de estar dela separado pela Moho. Tal demonstra que a Moho é na realidade uma descontinuidade composicional e não uma zona de separação dinâmica.
    Complementando a resposta da colega Glenda Corleone sobre as composições rochosas:

    Antesito é uma rocha vítrea ou finamente cristalizada, de textura porfirítica na qual domimam os feldspato do tipo plagioclásio, com a antesita ou o oligoclásio. os antesitos da era Paleozóica são comunmente de cor avermelhada e recebe o nome de pórfiro vermelho antigo. Os andesitos são geralmente de idade terceária e efusivos, enquanto os pórfiro são pré-terceários.

    Basalto é uma rocha efusiva de cor escura, pesada, tendo como minerais essenciais o piroxênio augítico,feldspatos calcossódicos (plagioclásio), com a labradorita e a anortita.

    Granito  é uma rocha eruptiva composta de três minerais essenciais: quartzo, feldspato alcalino e micas. A textura é, geralmente, granular, na qual aparecem elementos passíveis de serem apreciados a olho nu. A densidade do granito oscila entre 2,55 e 2,75.

    Gnaisse é uma rocha cristalofiliana com os mesmos elementos do granito: quartzo, feldspato e mica, porém orientados. Essa orientação das camadas (xistosidade) não deve ser confundida com estrias, pois estrias são as marcas deixadas na superfície das rochas pelas morainas glaciais. BONS ESTUDOS.