SóProvas


ID
2656753
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Muitas vezes, os processos em execução em um computador não podem ser mantidos na memória principal por falta de espaço. Uma solução largamente empregada é utilizar uma área da memória secundária para manter os processos que estejam bloqueados. Qual é o nome dessa solução?

Alternativas
Comentários
  • Segmentação – Dois ou mais espaços distintos de endereçamento virtual (multidimensional); Solução: equipar a máquina com vários espaços de endereçamento independentes, denominados SEGMENTOS;

     

    Paginação - Ambos os espaços de endereçamento possuem páginas (blocos) de tamanhos iguais; transferência de páginas da memória secundária para a memória primária é normalmente feita por demanda (em blocos). Sistema unidimensional.

    Algoritmos de substituição de páginas: NUR (Página não usada recentemente), FIFO (First in, first out) e LRU (Last Recent Used).

     

     

    Multithread - sistemas que suportam múltiplas linhas de execução. Um único processo pode estar associado a vários fluxos de execução (threads). Todas compartilham o mesmo espaço de endereçamento (código e dados).

     

     

    Swapping – Técnica aplicada para programas que esperam por memória livre (memória principal ou memória RAM) para serem executados. Sistema escolhe um programa residente, que é levado da memória para o disco, retornando para a memória principal;

    Transferência temporária de processos residentes na memória principal para a memória secundária, liberando espaço para novos processos. Problema: Relocação dos programas. Swapping out: Programa está saindo da MP e indo para a Memória Secundária.

               Relocação dinâmica: O algoritmo de escolha do processo a ser retirado da memória principal deve priorizar aquele com menores chances de ser executado. Para que essa técnica seja utilizada, é essencial que o sistema ofereça um loader que implemente a relocação dinâmica.

               Overlay - Técnica de “dividir” o programa em módulos, denominados OVERLAYS. Programas maiores que o total de memória disponível; Programa não poderia rodar; e Esta divisão era feita pelo programador mas demandava muito tempo.

  • Letra "D"

    Swapping – Técnica aplicada para programas que esperam por memória livre (memória principal ou memória RAM) para serem executados. Sistema escolhe um programa residente, que é levado da memória para o disco, retornando para a memória principal;

  • Gabarito D

     A técnica de swapping veio para tentar resolver o problema de insuficiência de memória para todos os usuários. Nos esquemas apresentados até o momento, um processo permanecia na memória principal até o final de sua execução, inclusive quando realizava operações de entrada e saída.

         O swapping é uma técnica aplicada à gerência de memória, para processos que esperam por memória livre para serem processados.O sistema escolhe um processo residente que é levado da memória para o disco (swapped out), retornando posteriormente para amemória principal (swapped in).

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • d-

    permuta entre processos (swapping) permite a transferência temporária para uma memória secundária e depois a recuperação para prosseguir com execução na memória principal