Segmentação – Dois ou mais espaços distintos de endereçamento virtual (multidimensional); Solução: equipar a máquina com vários espaços de endereçamento independentes, denominados SEGMENTOS;
Paginação - Ambos os espaços de endereçamento possuem páginas (blocos) de tamanhos iguais; transferência de páginas da memória secundária para a memória primária é normalmente feita por demanda (em blocos). Sistema unidimensional.
Algoritmos de substituição de páginas: NUR (Página não usada recentemente), FIFO (First in, first out) e LRU (Last Recent Used).
Multithread - sistemas que suportam múltiplas linhas de execução. Um único processo pode estar associado a vários fluxos de execução (threads). Todas compartilham o mesmo espaço de endereçamento (código e dados).
Swapping – Técnica aplicada para programas que esperam por memória livre (memória principal ou memória RAM) para serem executados. Sistema escolhe um programa residente, que é levado da memória para o disco, retornando para a memória principal;
Transferência temporária de processos residentes na memória principal para a memória secundária, liberando espaço para novos processos. Problema: Relocação dos programas. Swapping out: Programa está saindo da MP e indo para a Memória Secundária.
Relocação dinâmica: O algoritmo de escolha do processo a ser retirado da memória principal deve priorizar aquele com menores chances de ser executado. Para que essa técnica seja utilizada, é essencial que o sistema ofereça um loader que implemente a relocação dinâmica.
Overlay - Técnica de “dividir” o programa em módulos, denominados OVERLAYS. Programas maiores que o total de memória disponível; Programa não poderia rodar; e Esta divisão era feita pelo programador mas demandava muito tempo.
Gabarito D
A técnica de swapping veio para tentar resolver o problema de insuficiência de memória para todos os usuários. Nos esquemas apresentados até o momento, um processo permanecia na memória principal até o final de sua execução, inclusive quando realizava operações de entrada e saída.
O swapping é uma técnica aplicada à gerência de memória, para processos que esperam por memória livre para serem processados.O sistema escolhe um processo residente que é levado da memória para o disco (swapped out), retornando posteriormente para amemória principal (swapped in).
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !