SóProvas


ID
2656939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Um professor disse aos alunos: “Atenção, crianças! De quantas maneiras diferentes vocês podem equilibrar um bambolê?”. E, em seguida, complementou: “Pratiquem!”. 

Nessa situação, o professor adotou um estilo de ensino


de comando, pois determinou que a atividade fosse executada sem, no entanto, ter indicado o número de vezes que os alunos deveriam repeti-la.

Alternativas
Comentários
  • o estilo de ensino é tarefa 

  • Ele utilizou um enunciado!

  •  Estilo por comando

       O estilo de ensino por comandos é caracterizado como centralizador e, portanto, reprodutor. Segundo Moura (2008), baseia-se na concepção de que o professor deve atuar como o protagonista do processo de planejamento (pré-impacto), implementação (impacto) e avaliação (pós-impacto) das atividades a serem realizadas passivamente pelos alunos. A intenção do docente que utiliza esse estilo de ensino é que seus alunos aprendam e reproduzam um padrão de movimento considerado correto. Diferenças, nessa perspectiva, são tratadas como desvios que necessitam de intervenção e correção.

       Ainda de acordo com Moura (2008), o estilo de ensino por comandos se vincula ao modelo de ensino tradicional e possui inspiração militarista. O autor expõe, além disso, que tal estilo aparece, na história da Educação Física, como predominante. Esse estilo atua, sobretudo, com estímulos à memória (memorização), através de repetições.

       No que diz respeito à avaliação, no estilo por comandos, esta se restringe a avaliar o rendimento, a performance motora dos alunos. E quem deve fazê-la é o professor, o qual fornece feedbacks aos aprendizes até o momento em que estes alcançam o comportamento motor aceitável.

       No que tange à competência mais estimulada nesse estilo, Gozzi e Ruete (2006) colocam que a emocional é a mais desenvolvida, porque, ao ter que reproduzir um modelo pronto e correto, o aluno sente maior segurança, maior confiança, afinal, ele sabe o que deve ser feito e também como deve fazer. No entanto - advertem os autores - o impacto sobre o canal emocional pode ser menor, se o aluno, mesmo tendo uma referência, se sente desconfortável e sem confiança na execução da atividade. O desenvolvimento de atributos físicos, cognitivos, sociais e morais é mínimo no estilo por comando.

    RESPOSTA: E