SóProvas


ID
2657098
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O Sistema de Posicionamento Global é um sistema de navegação que fornece com precisão as coordenadas geográficas de qualquer ponto da superfície terrestre. Esse sistema divide-se em três segmentos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    O GPS (Global positioning system) é formado por três segmentos: o espacial, de controle e utilizador.
    O espacial é composto por 24 satélites distribuídos em seis planos orbitais.

    O segmento de controle é responsável pelo monitoramento das órbitas dos satélites.

    Por fim, o segmento do utilizador é o receptor GPS, responsável pela captação dos sinais fornecidos pelos satélites.

     

    "Não pare até se Orgulhar."

  • Segundo o site perceberomundo, o sistema GPS divide-se em 3 segmentos: o segmento espacial, o segmento de controle e o segmento utilizador.

    O segmento espacial, também designado segmento aéreo ou subsistema de satélites, é formado por 24 satélites que estão distribuídos uniformemente por seis órbitas. As órbitas estão contidas em planos que fazem entre si um ângulo de 60º. Os satélites descrevem órbitas aproximadamente circulares e dão duas voltas à Terra por dia (períodos), obtêm energia a partir de painéis solares que são orientados conforme o Sol. Estes, transmitem e captam ondas electromagnéticas que têm que atravessar a atmosfera terrestre, fornecendo dados referentes à posição e ao tempo. Para calcular a posição exacta de um qualquer ponto é apenas necessária a informação de três satélites mas, por uma questão de sincronização e exactidão, acrescenta-se a informação de um quarto.

    O segmento de controle é constituído por cinco estações terrestres que enviam informação aos satélites para controlarem a sua posição e velocidade, e para acertarem os seus relógios de forma a que o tempo marcado em ambos seja equitativo. A composição da atmosfera, na ionosfera e na troposfera, altera a velocidade de propagação das ondas electromagnéticas o que produz erros no sistema, cabe a estas estações controlar ao máximo o erro.

    Os segmentos do utilizador dizem respeito aos receptores de GPS e aos seus utilizadores. Estes são receptores com uma unidade de processamento capaz de descodificar, em tempo real, a informação enviada por cada satélite e calcular a posição, já que cada satélite envia sinais diferentes em intervalos de tempo diferentes, permitem também trocar dados com outros receptores ou computadores e disponibilizam mapas detalhados, os quais permitem obter a melhor rota e visualizar as coordenadas de qualquer ponto.