SóProvas


ID
2661487
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Diversas técnicas, envolvendo as pessoas interessadas (stakeholders, em inglês) no desenvolvimento de um software, são muito utilizadas nos processos de descoberta, também chamada de elicitação, de requisitos. Com relação às técnicas utilizadas para a elicitação de requisitos, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Entrevistas são boas para se obter uma compreensão global sobre o que os stakeholders fazem, mas inúteis para compreensão dos requisitos do domínio da aplicação.
  • O conceito da letra C está mais relacionado à etnografia.

  • Introdução:

    Comando da questão: marcar a letra incorreta.

    Para cumprir os requisitos de software são usadas técnicas para tal. As técnicas mais famosas são: entrevistas, etnografia, questionários, cenários, brainstorming, JAD, prototipação, histórias de usuários e outras.

    Vamos às questões:

    • Comentário da letra A: embora eu não tenha lido a literatura dessa questão que estava no edital, não é absurdo pensar que isso seja verdade, por quê? A técnica JAD (Joint Applications Design) reúne os stakeholders e fazem em três fases: (1) customização – prepara reunião incluindo o material para conversar nas sessões; (2) sessões - para ter uma visão genérica do sistema e (3) agrupamento - requisitos são levantados e convertidos em documentos. Por isso, há uma boa taxa de assertividade. CORRETA.

    • Comentário da letra B: As entrevistas são questões formuladas sobre o sistema já em uso e o que usará. Contudo, nada é perfeito e essa técnica não é diferente. Ela tem o problema que a questão citou de quando discute as restrições organizacionais, mas por quê? Ora, estamos lidando com seres humanos e uns exercem influência/poder em outros. CORRETA. Obs.: a técnica de entrevista lembra um pouco o questionário. No entanto, o questionário é usado para quando há um grande grupo de pessoas.

    • Comentário da letra C: Errada. Como já conversamos, a entrevista usa perguntas formuladas e os stakeholders dizem como acontece. Se você quer ver como as pessoas realmente trabalham e não como dizem que trabalham, é interessante colocar um analista dentro do lugar onde eles trabalham e a partir daí observar. Essa técnica é chamada de etnografia (do grego ethos (cultura) + graphe (escrita). A etnografia estuda e revela os costumes, as crenças e as tradições).

    • Comentário da letra D: Como já comentado na letra C, a etnografia manda um analista dentro da organização para observar a cultura e registrá-la. Logo, está CORRETA!

    Em frente e enfrente!