SóProvas


ID
2663041
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A crescente conscientização sobre os efeitos do modelo intensivo de produção, adotado de forma geral na agricultura, tem gerado também uma série de reações. De fato, a agricultura está cada vez mais pressionada pelo conjunto de relações que mantém com a sociedade em geral, sendo emergente o que comumente se denomina “questão ambiental”. Essas relações, às  vezes de dependência, à vezes de conflito, são as que determinam uma chamada ampla para mudanças orientadas à sustentabilidade, não só da atividade agrícola em si, senão que afete de maneira geral a todo o entorno no qual a agricultura está inserida.

GOMES, J. C. C. Desenvolvimento rural, transição de formatos tecnológicos, elaboração social da qualidade, interdisciplinaridade e participação. In: PORTO, V. H.; WIZNIEWSKY, C. R. F. ; SIMICH, T. (Org.). Agricultor familiar: sujeito de um novo método de pesquisa, o participativo. Pelotas: Embrapa, 2004.


No texto, faz-se referência a um tipo de pressão da sociedade contemporânea sobre a agricultura. Essa pressão objetiva a seguinte transformação na atividade agrícola:

Alternativas
Comentários
  • A questao fala sobre sustentabilidade.Logo, a questao mais apropriada Letra E

  • Isabella completamente errada

     

  • Com a crescente visibilidade e notoriedade dos discursos sobre equilíbrio ambiental e sustentabilidade, os sistemas de produção intensivo – sistema que tem como base a alta produtividade com base no uso intenso de tecnologia e insumos –  têm sido questionado quanto seus impactos ambientais. Portanto, a pressão da sociedade  para que haja prática agrícolas destinadas à proteção ambiental.    D

  • CONCORDO COM A ISABELLA , TENDO EM VISTA QUE O TEXTO ABORDA O TEMA SUSTENTABILIDADE COM ESSA AFIRMAÇÃO A LETRA (e) PODE SER MARCADA TRANQUILAMENTE COMO CORRETA !! COMENTÁRIO MUITO INFELIZ O SEU MYLLA  KET.

  • Eu interpretei a letra E como se os novos modelos fossem orientados A USAREM agroquímicos, por isso ela está errada.

    Do jeito que está escrito a outra interpretação ambígua seria: orientar novos modelos quanto aos riscos dos agroquímicos e talvez por isso tenham marcado ela.

    De qualquer forma a letra D é a mais adequada, usando ou não agrotóxicos, na agropecuária, ainda temos, por exemplo, derrubada de várias florestas, muito uso da água e etc...

  • Respondi essa questão sem nem mesmo ler o texto e acertei. Isso é muito arriscado, mas... Economizar tempo é importante.

    Ao ler o enunciado, me atentei para os trechos "tipo de pressão da sociedade contemporânea" e "transformação na atividade agrícola". A partir daí, fui por eliminação.

    Sei bem que, historicamente, o ENEM não é muito "fã" de produtos transgênicos nem do uso intensivo de "agroquímicos" (Alternativas A e E eliminadas). Também sei que não é raro o ENEM criticar o agronegócio e a modernização do modo de produção agrícola, seja em função de questões ambientais, seja em função de questões sociais. Lembrem-se de que o ENEM "adora" agricultura familiar e de subsistência, bem como produtos orgânicos.

    Ah, não podemos esquecer do mais importante, a SUSTENTABILIDADE. Enfim, como se trata de uma "pressão da sociedade contemporânea" que possivelmente causaria (ou objetiva, como diz o enunciado) uma "transformação na atividade agrícola", só nos resta a alternativa D.

  • O objetivo é a preservação do meio ambiente, pois a prática intensiva é altamente danosa ao solo