SóProvas


ID
2663188
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Sabe-se que nas proximidades dos polos do planeta Terra é comum a formação dos icebergs, que são grandes blocos de gelo, flutuando nas águas oceânicas. Estudos mostram que a parte de gelo que fica emersa durante a flutuação corresponde a aproximadamente 10% do seu volume total. Um estudante resolveu simular essa situação introduzindo um bloquinho de gelo  no interior de um recipiente contendo água, observando a variação de seu nível desde o instante de introdução até o completo derretimento do bloquinho. 




Com base nessa simulação, verifica-se que o nível da água no recipiente

Alternativas
Comentários
  • Essa questão pode der complexa pois trata de um senso comum que está equivocado.

    Ao se colocar gelo na água estamos deslocando um volume de água proporcional ao peso do bloquinho de gelo,porém devemos nos lembrar que,sim o volume irá aumentar,mas conforme o gelo for derretendo ele vai também perdendo volume,compensando a parte que se encontra que se encontrava emersa(dilatação anomala).

     

    Assim:

    H1=H2

     

    E esse é o motivo pelo qual nos preocuparmos com o aquecimento global,pois nesse caso a perda relativa de volume não é suficiente para evitar que o gelo da parte acima da água adicione volume aos oceanos.

    Não nos preocupamos com a parte maior abaixo da água,pois os mesmos já descocam parte do volume do oceano,e se derretessem nada ocorreria,mas a parte acima da água é que causaria um aumento do volume dos oceanos.

  • Questão bem legal. A letra E é super maluca hahahaha.

    Tem uma resolução completa do Prof° Douglas Gomes

    https://www.youtube.com/watch?v=tGFn12jM5Uk

  • É isso mesmo que você pensou. Não é o derretimento das calotas polares que gera o aumento do volume do mar, todavia o derretimento do degelo nos dobramentos modernos que aumenta o volume de nossos oceanos :D

  • Esse processo está relacionado com a densidade.

    Ao colocar o gelo ele afundará, logo, deslocará certo volume de agua até a força que surge com esse deslocamento (empuxo) se igualar com seu próprio peso.

    Na verdade, esse processo se aplica com qualquer coisa, e o quanto o objeto afunda é proporcional à sua densidade, sendo que quando a densidade do objeto é menor que a da água, parte de seu corpo fica fora dela, pois menos massa está contida em mais volume.

    Nesse sentido, todo o volume que tinha que se deslocar, já está deslocado. Pense que a parte que está fora da água não irá representar nenhum deslocamento, pois conforme o gelo derrete, sua densidade aumenta e seu volume diminui.

  • 1 situação o gelo aumenta o volume

    2 situação o gelo derrete porém o volume continua o mesmo