SóProvas


ID
2663212
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma enzima foi retirada de um dos órgãos do sistema digestório de um cachorro e, após ser purificada, foi diluída em solução fisiológica e distribuída em três tubos de ensaio com os seguintes conteúdos:


• Tubo 1: carne

• Tubo 2: macarrão

• Tubo 3: banha


Em todos os tubos foi adicionado ácido clorídrico (HCl), e o pH da solução baixou para um valor próximo a 2. Além disso, os tubos foram mantidos por duas horas a uma temperatura de 37 °C. A digestão do alimento ocorreu somente no tubo 1.


De qual órgão do cachorro a enzima foi retirada?

Alternativas
Comentários
  • Houve a digestão de um composto proteico (carne) em um ambiente de pH ácido (próximo a 2). O estômago é o órgão que possui essas características, sendo a enzima pepsina responsável pela digestão de proteínas.

  • As únicas alternativas plausíveis para a digestão de proteínas são o estômago e o intestino delgado. Como somente o estômago opera em pH ácido (pH = 2), temos que a alternativa c é a correta.

  • É só lembrar que no estômago há o suco gástrico, o qual é uma solução rica em HCl (ácido clorídrico) e em enzimas (pepsina e renina). A pepsina decompõe as proteínas provenientes de alimentos, como a carne, por exemplo, em peptídeos pequenos. O alimento acaba sendo misturado, portanto, com esse suco gástrico. Dessa maneira, de acordo com a questão, houve a digestão da carne em um ambiente de pH ácido, por causa do HCl. Logo, o estômago é o órgão responsável.


    R = Letra C.

  • Na verdade, essa enzima que o cara pegou não é a pepsina e sim o pepsinogênio. Lembre-se que a pepsina atua tanto in vivo ou como in vitro, ou seja, se eu pegasse a pepsina e colocasse no vidro contendo carne, a degradação do alimento iria ocorrer tranquilamente, mesmo sem a presença do HCl. Como essa digestão não ocorreu, não tenha dúvida que estamos tratando do pepsinogênio, uma vez que o HCl do estômago é quem ativa essa enzima para sua forma funcional, recebendo a partir daí o nome de pepsina e atuando na digestão de alimentos proteicos.

    Letra C

  • Bem observado, Mário Souza.

  • O que mata a questão é o pH, já que tanto estômago quanto intestino delgado têm enzimas que catalisam a degradação de proteínas (se fosse todo o suco e, ainda assim, só se degradasse a carne, saberíamos que era o estômago, porque a sua única enzima digestiva atua sobre proteínas, ao contrário do intestino delgado). Lembrando que:

    Boca → insalivação → pH mais ou menos neutro

    Estômago → quimificação → pH ácido

    Intestino Delgado → qulificação → pH básico

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Fácil