-
Houve a digestão de um composto proteico (carne) em um ambiente de pH ácido (próximo a 2). O estômago é o órgão que possui essas características, sendo a enzima pepsina responsável pela digestão de proteínas.
-
As únicas alternativas plausíveis para a digestão de proteínas são o estômago e o intestino delgado. Como somente o estômago opera em pH ácido (pH = 2), temos que a alternativa c é a correta.
-
-
É só lembrar que no estômago há o suco gástrico, o qual é uma solução rica em HCl (ácido clorídrico) e em enzimas (pepsina e renina). A pepsina decompõe as proteínas provenientes de alimentos, como a carne, por exemplo, em peptídeos pequenos. O alimento acaba sendo misturado, portanto, com esse suco gástrico. Dessa maneira, de acordo com a questão, houve a digestão da carne em um ambiente de pH ácido, por causa do HCl. Logo, o estômago é o órgão responsável.
R = Letra C.
-
Na verdade, essa enzima que o cara pegou não é a pepsina e sim o pepsinogênio. Lembre-se que a pepsina atua tanto in vivo ou como in vitro, ou seja, se eu pegasse a pepsina e colocasse no vidro contendo carne, a degradação do alimento iria ocorrer tranquilamente, mesmo sem a presença do HCl. Como essa digestão não ocorreu, não tenha dúvida que estamos tratando do pepsinogênio, uma vez que o HCl do estômago é quem ativa essa enzima para sua forma funcional, recebendo a partir daí o nome de pepsina e atuando na digestão de alimentos proteicos.
Letra C
-
Bem observado, Mário Souza.
-
O que mata a questão é o pH, já que tanto estômago quanto intestino delgado têm enzimas que catalisam a degradação de proteínas (se fosse todo o suco e, ainda assim, só se degradasse a carne, saberíamos que era o estômago, porque a sua única enzima digestiva atua sobre proteínas, ao contrário do intestino delgado). Lembrando que:
Boca → insalivação → pH mais ou menos neutro
Estômago → quimificação → pH ácido
Intestino Delgado → qulificação → pH básico
Gabarito : (C)
Nível de Dificuldade : Fácil