SóProvas


ID
2663227
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Num sistema de freio convencional, as rodas do carro travam e os pneus derrapam no solo, caso a força exercida sobre o pedal seja muito intensa. O sistema ABS evita o travamento das rodas, mantendo a força de atrito no seu valor estático máximo, sem derrapagem. O coeficiente de atrito estático da borracha em contato com o concreto vale μe = 1,0 e o coeficiente de atrito cinético para o mesmo par de materiais é μc= 0,75. Dois carros, com velocidades iniciais iguais a 108 km/h, iniciam a frenagem numa estrada perfeitamente horizontal de concreto no mesmo ponto. O carro 1 tem sistema ABS e utiliza a força de atrito estática máxima para a frenagem; já o carro 2 trava as rodas, de maneira que a força de atrito efetiva é a cinética. Considere g = 10 m/s2 .


As distâncias, medidas a partir do ponto em que iniciam a frenagem, que os carros 1 (d1) e 2 (d2) percorrem até parar são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A questão nos fala de atrito,então como a velocidade incial dos carros é completamente dissipada por atrito podemos escrever:

     

    mv^2/2=Fat.d

    mv^2/2=μ.N.d

     

    Como o plano é horizontal temos:

    N=P

    N=m.g

    Então...

    mv^2/2=μ.m.g.d

    v^2/2=μ.g.d

     

    Agora vamos aplicar ao primeiro carro:

    900/2=1.10.d

    450=10d

    d=45m

     

    E ao segundo...

    450=0.75.10.d

    d=60m

     

    R:Letra "A".

  • Resolução:

    https://www.youtube.com/watch?v=NoL3oRw0Ce0

  • São dois carros que precisam frear ao mesmo tempo. Para frear o carro, é necessário uma força contrária ao movimento, que é chamada força de atrito.

    O carro 1 tem o sistema ab s, ou seja, ele utiliza o coeficiente máximo permitido( coeficiente estático) sem que seja necessário travar a roda. Já o carro 2 não tem o sistema ab s, ou seja, ela utiliza o coeficiente de atrito cinético, que é menor que o coeficiente estático, logo é menos eficiente. Se tivesse que chutar, já eliminaria as letras B e E, pois em ambas mostram que o carro 1 vai ter uma maior distância percorrida, o que não é verdade.

    Quando o carro está freando, quais forças atuam sobre ele? Força peso para baixo, a força que o chão faz no carro para cima( força Normal) e a força de atrito que está fazendo o carro frear. Como o carro não vai nem pra cima nem para baixo, nós dizemos que peso e normal se anulam( não se anulam, pois não são par ação e reação, mas não importa saber disso pra essa questão).

    Portanto,

    a força resultante = força de atrito

    Normal = Peso= mg

    1) Com ab s( coef. de atrito estático)

    a) Como a força resultante é própria força de atrito, iguale-as

    m.a = N. coef.de atrito estático

    m.a = m.g . 1

    m.a = m.10.1

    a= 10 m/s²

    b) Sabendo o valor da desaceleração, você encontra quanto o carro percorre por meio da equação de torricelli

    V²= Vo² + 2.a.S

    0= 30² + 2.(-10).S

    S= 45 m

    Fazendo somente do primeiro, já encontramos que a resposta é Letra A

    obs: em b

    V= 0 m/s, pois vc quer saber quanto o carro se desloca até parar

    Vo= 30 m/s, pois no sistema internacional não se trabalha com km/h. Para converter, bastar dividir os 108 km/h por 3,6

    O sinal de menos na frente do "a" é pra indicar o sentido da aceleração, pois a força de atrito é contrária ao movimento.

    Parei aqui, mas para o carro 2 o procedimento é o mesmo, a diferença é que ao invés de usar o coeficiente de atrito estático, você vai usar o coeficiente cinético;)

  • aconselho fazer igual a resolução de Mario, fiz por energia cinetica e por trabalho, demorou mais do que seria por torriceli...

  • Sendo bem curto e breve.

    "O coeficiente de atrito estático μe = 1,0 e o coeficiente de atrito cinético μc= 0,75"

    1 - primeiramente devemos levar em conta uma coisa bastante importante, afinal quem vai consumir o menor espaço na frenagem? lógico que será o com freio ABS, atrito estático. Ou seja, o coeficiente igual 1.

    2 - Outro ponto a ser destacado aqui é em relação á distancia, se o carro 1 tende a percorrer uma distância menor pelo fato dele ter ABS, então é conclusivo que o carro 2 percorrerá uma distancia maior. Se atrito do carro 1 será máximo, 1, e o carro 2 seu atrito será 0,75, ou seja, o atrito é inversamente proporcional à distância percorrida, ou seja, quanto maior o atrito, menor a distância. Dessa forma podemos concluir que o carro 1 percorrerá uma frenagem 75% em relação ao carro 2.

    Assim vamos aos cálculos.

    - A equação de torricelli é um tipo de função que desconsidera qualquer tipo de força, então podemos concluir que as forças sempre serão máximas, logo podemos concluir que para esta equação servirá de base aos cálculos do carro 1. assim...

    108 Km/h = 30 m/s

    v^2 = v0^2 + 2 . a . Δs

    0 = 30^2 + 2*10*Δs

    900 = 20Δs

    Δs = 900/20 = 45 M

    Como já referenciado no comentário 2 a distancia percorrida pelo carro 1 será 75% por conta do atrito estático em relação ao carro 2, então podemos fazer a conta de 3 simples.

    45 -- 0,75

    X -- 1

    45 = 0,75X

    X = 45/0,75 = 60 M

    Espero ter ajudado, abraços.