SóProvas


ID
2663263
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O caramujo gigante africano, Achatina fulica, é uma espécie exótica que tem despertado o interesse das autoridades brasileiras, uma vez que tem causado danos ambientais e prejuízos econômicos à agricultura. A introdução da espécie no Brasil ocorreu clandestinamente, com o objetivo de ser utilizada na alimentação humana. Porém, o molusco teve pouca aceitação no comércio de alimentos, o que resultou em abandono e liberação intencional das criações por vários produtores. Por ser uma espécie herbívora generalista (alimenta-se de mais de 500 espécies diferentes de vegetais), com grande capacidade reprodutiva, tornou-se uma praga agrícola de difícil erradicação. Associada a isto, a ausência de predadores naturais fez com que ocorresse um crescimento descontrolado da população.


O desequilíbrio da cadeia alimentar observado foi causado pelo aumento da densidade populacional de

Alternativas
Comentários
  • Se o caramujo come cerca de 500 especies de vegetais e a quantidade dele aumentou em consequência da falta que outra espécie que se alimente dele Implica dizer que ele irá causar um desequilibrio ambiental. Dessa forma, os vegetais são os produtores, o caramujo consumidor secundário e a espécie que come ele(Caramujo) é consumidor terceário. Portanto, a alternativa correta é a letra C. 

  • Na questão deixa claro que o caramujo é herbívoro ( se alimenta diretamente do produtor), logo, o caramujo na cadeia alimentar, ocupa a posição de consumidor primário. Também diz que o caramujo não tem predadores naturais. Sendo assim, vai ocorrer um desequilíbrio ambiental pelo aumento populacional de caramujos (CONSUMIDOR PRIMÁRIO), pela falta de predadores ( CONSUMIDOR SECUNDÁRIO). Resposta letra "B"

  • Qualquer desequilíbrio causado na cadeia alimentar se deve pelo grande número de uma certa espécie em detrimento de outra, ou seja, nesse caso, o grande número de consumidores primários (o próprio caramujo) e ausência de consumidores secundários (predadores) tornaram o caramujo uma praga.

    Alternativa correta: Letra B

     
  • No enunciado diz que o caramujo é herbivoro, logo... consumidor primario visto que as plantas são produtores e o caramujo se tornou uma "praga" existe um desequelibrio ecologico resultante da falta de um consumidor secundario que poderia ser tanto onivoro quanto carnivoro.

  • Numa cadeia alimentar, os produtores são seres autótrofos, ou seja, produzem seu próprio alimento, tendo como exemplo as plantas. Os consumidores primários são seres heterótrofos, ou seja, não produzem seu próprio alimento, abrangendo os herbívoros (comem matéria vegetal) e os onívoros (basicamente comem carne e vegetais). Os consumidores secundários são os carnívoros, que têm uma alimentação baseada no consumo dos consumidores primários. Agora basta fazer a associação:

    Planta <=> ser autótrofo, um produtor

    Caramujo <=> ser heterótrofo e herbívoro, consumidor primário

    Não ha a presença do predador nessa cadeia, conforme informado pelo texto <=> não existe o consumidor secundário

    Analisando as alternativas, a que melhor explica a proliferação exagerada dos caramujos é a Letra B, uma vez que a população dos consumidores primários estão aumentando e não existe um consumidor secundário que a possa controla-la.

  • GABARITO: B

    Os caramujos são herbívoros que se alimentam apenas de produtores, ocupando o segundo nível trófico, o de consumidor primário. Por serem uma espécie invasora/exótica, não possuem predadores naturais (ausência de consumidores secundários), o que faz com que sua população consiga crescer cada vez mais.

    Equipe Descomplica

  • Pura interpretação de texto.