-
Oi gente! Eu também achei que era "certo"!
Vejam o comentário do professor Vinícius Ribeiro (http://www.pontodosconcursos.com.br/artigos3.asp?prof=320&art=6269&idpag=1)
Gabarito preliminar da banca: "errado".
O gabarito deveria ser “Certo”. Embora a definição trazida na assertiva refere-se à gestão de competências (artigo presente no Volume 41 da Revista de Administração de Empresas, da FGV), ela pode ser também utilizada para a gestão por resultados.
A finalidade dessa gestão são os resultados/objetivos. Assim, direcionar as atividades internas (recrutamento, treinamento, etc) para a estratégia da organização, com o intuito de alcançar os objetivos/resultados, é sim tarefa da gestão por resultados.
-
O conceito refere-se à Gestão por Competências e não gestão por resultados!
-
Adriano sua colocação é válida, mas você poderia dar a definição de gestão por resultados, a fim de diferenciarmos as duas?
Att.
-
Administração por Objetivos (APO)/Gestao p resultados - Peter Drucker; processo que requer a identificação e descrição precisa de objetivos a atingir, e q organização e funcionários desempenhem as atividades em função desses; enfase nos indicadores, avaliacao constante, objetivos concretos e acordados; retorno a priorizacao da relacoes humanas.
Gestão por competências - conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA); um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando pontos de excelência e carências, suprindo lacunas e agregando conhecimento c critérios mensuráveis objetivamente; substitui o tradicional levantamento de necessidades de treinamento.
-
Reescritura correta!
Por meio da gestão por competências, direcionam-se as ações de recrutamento e seleção, treinamento e gestão de carreira, entre outras, à estratégia da organização, com o objetivo de captar e desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias para o alcance dos objetivos.
-
A gestão por resultados representa a introdução do conceito de controle
por resultados. A administração pública, além de efetuar os seus controles
formais, passa a controlar/avaliar os resultados.
-
A questão tratava da essência da Gestão por Resultados que utiliza a prática da Administração por Objetivos (APO). A APOO, prática elaborada por Peter Drucker (1995), a partir de um dos componentes da filosofia de Alfred Sloan (General Motors, 1920). Na época, Sloan tinha por princípios a definição de objetivos e a cobrança de resultados pela matriz da empresa, ficando as divisões responsáveis pela operacionalização e execução dos detalhes.No final dos anos de 1990, quando os métodos de estratégias substituíram os hierárquicos, a essência da APO tornou- se redundante. No entanto, em qualquer sistema de administração, os três princípios da APO, objetivos específicos, prazo e feedback, continuam válidos e são considerados "gestão por resultados".
-
Este é o conceito exato de Gestão por competências!
-
Segundo Brandão e Guimarães, Gestão por competências faz parte de um sistema maior de gestão organizacional: a partir da estratégia organizacional ela direciona suas ações de "recrutamento e seleção, treinamento, gestão de carreira e formalização das alianças estratégicas, entre outras, para capacitação e o desenvolvimento das competências necessárias para atingir seus objetivos"
Conceito de gestão por competências e não de gestão por resultados!