SóProvas


ID
2664349
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Apesar da diversidade de ambientes jurídicos, políticos e administrativos em que se situam os arquivos, e também da diversidade de procedimentos a que vêm sendo submetidos ao longo do tempo, é possível reconhecer neles, do ponto de vista epistemológico, um substrato comum:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    POIS, quando ele fala em "substrato comum" e "longo do tempo" trás a ideia de contexto de produção (=estruturas externas) e a realação existente entre os documentos de um arquivo (=vinculo arquivístico);

     

    1. Estudo epistemiologico - trata do estudo da natureza, da origem e validade do conhecimento, e estuda também o grau de certeza do conhecimento cientifico nas suas diferentes áreas, com o objetivo principal de estimar a sua importância para o espírito humano;

     

    2. VÍNCULO ARQUIVÍSTICO seria uma análise que busca demonstrar o significado pleno do documento DENTRO de um conjunto documental, para tanto, vai muito além de apenas PRESERVAR a relação orgânica dos documentos para que estes continuem a refletir as estruturas, as funçõesatividadesda entidade produtora (=papel do princípio da organicidade) e acaba por determinar a estrutura do fundo / significadodo documento;

     

    3. CONTEXTO DOCUMENTAL é a análise arquivística onde o foco deixa de ser o documento em si (ação/atividaderegistrada no documento) e passa a abranger toda a estrutura externa que envolveu o processo de criação do documento, ou seja, analisa o  (CONARQ/Glossário, 2009);

    a. Contexto documental(=correlação entre os documentos);

    b. Jurídico-administrativo(=normas externas);

    c. Procedimentos(=normas internasde trabalho);

    d. Proveniência(=ID da instituição);

    e. Tecnológico(=hardware, software e padrões).

  • Como todos os documentos são o resultado de um determinado contexto jurídico, administrativo e procedimental, eles têm uma natureza comum, que é dada exatamente pelo fato de os documentos resultarem desse contexto e desses procedimentos. Esse elemento fundamental, básico e inerente à constituição dos documentos e dos arquivos é o vínculo que os documentos formam entre si, desde o momento em que são identificados como documentos pertencentes a um fundo e arquivados juntos com outros documentos deste fundo. É por isso que é possível construir uma teoria arquivística, porque reconhecemos que, apesar dos contextos históricos distintos, em termos políticos, jurídicos e administrativos, e da diversidade de métodos e práticas arquivísticas no tempo e no espaço, há um substrato comum a todos eles: sua natureza contextual e o vínculo que os documentos formam entre si.

    fonte: O arquivo e o lugar, de Margareth da Silva, pg 24.

     

    GAB: LETRA A 

    (essa aqui eu demorei pra achar a fonte viu...)

  • Numa análise rápida:


    (b) [errada] O documento de arquivo fala imparcialmente sobre a ação jurídico-adminsitrativa,  é estruturado inclusive sob os princípios do direito administrativo, sendo a publicidade um deles. Dentro dessa lógica, a concisão e a coerência, sob o ponto de vista epistemológico, estão na essência desse tipo de documento, o que nos faz ver que a citada "ambiguidade" não é um substrato comum a eles como diz o comando da questão. 

     

    (c) [errada] O arquivo espelha o seu tempo e sua fonte produtora, o que impossibilita ter uma essencia liberal e democrática única. 

     

    (d) [errada] No ambiente jurídico-administrativo a ação pode ser tanto vinculada à lei quanto discricionária, os documentos como substratos da ação vão seguir naturalmente um caminho ou outro em sua gênese. Ou seja, não há que se falar em predomínio de documentos discricionários. 

     

    (e) [errada] Documento de arquivo é imparcial, porém isso não significa que ele goza de um atestado de veracidade. Ele manifesta uma leitura sobre a realidade e não a realidade em si.

  • Cada instituição produz documentos específicos, pois cada uma possui um objetivo, uma área de atuação, uma estrutura e, portanto, essa diversidade gerará conjuntos documentais com características diferentes. 

    Internamente, os documentos também serão constituídos de variedades, pois cada um é criado/recebido para desenvolver uma atividade e, dentro de cada instituição, são desenvolvidas diversas funções, o que também gerará um conjunto documental diversificado.

    Entretanto, a questão busca uma alternativa que elenca algo comum entre os documentos arquivísticos.

    a) o contexto dos documentos e o vínculo, ou seja, a relação que os documentos possuem entre si, vão sempre indicar a mesma organicidade, pois todos eles são produzidos para servir uma única instituição. Certa.

    b) os documentos arquivísticos não são ambíguos, pois o objetivo do documento é refletir uma atividade para que a função institucional seja desenvolvida, e isso não dá margem para interpretações. Ao contrário do que acontece com as obras biblioteconômicas. Errada.

    c) os documentos arquivísticos não possuem vocação outra que não servir à administração. Errada.

    d) nos arquivos, os documentos são produzidos levando em consideração a informação a ser registrada, o contexto de produção, a necessidade de produção, a forma, o formato, o tipo documental, a estrutura da organização, a legislação, além de outros requisitos, o que demonstra uma vinculação necessária entre esses requisitos e o documento arquivístico. A questão fala em discricionariedade, que é o contrário da vinculação mencionada, o que torna o item incorreto.

    e) A veracidade é uma característica que determina que o que está registrado possui correspondência com a realidade, mas essa é uma característica contestável a depender do contexto e do documento. Errada.


    Gabarito do Professor: Letra A.