SóProvas


ID
266464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca de noções básicas da metodologia e do sistema contábil,
julgue o item a seguir.

O registro do aumento de determinada conta do lado esquerdo do razonete não significa que a conta deva estar posicionada no lado esquerdo no balanço patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Antes de tecer comentário pertinente, gostaria de expor sobre a relação entre os valores que podem assumir o  ATIVO, PASSIVO EXIGÍVEL e o  PATRIMÔNIO LÍQUIDO :

    ATIVO: assume valor maior que zero / assume valor igual a zero       PASSIVO EXIGÍVEL: assume valor maior que zero / assume valor igual a zero
                                   A>0                                            A=O                                                                        PE>0                                           PE=O
                   
    CAPITAL SOCIAL ou SITUAÇÃO LÍQUIDA: assume valor menor que zero / assume valor igual a zero / assume valor maior que zero. Respectivamente: SL=PE-A (situação deficitária, passivo à descoberto) / SL=0 (situação líquida nula ou compensada) / A=PE+SL(situação líquida superavitária).

    O ATIVO em relação ao PASSIVO EXIGÍVEL pode assumir valor: maior, menor ou igual . O ATIVO em relação à SITUAÇÃO LÍQUIDA pode ser igual ou maior.

    O PASSIVO EXIGÍVEL em relação à SITUAÇÃO LÍQUIDA pode assumir valor: maior, igual ou menor.

    A SITUAÇÃO LÍQUIDA  em relação ao ATIVO só poderá assumir o valor máximo deste!

    Do lado esquerdo do razonete encontra-se o ATIVO. Do lado direito encontra-se o PASSIVO EXÍGÍVEL e a SITUAÇÃO LÍQUIDA (Capital Social).

    O registro do aumento de determinada conta do lado esquerdo do razonete, por exemplo CAIXA, pode se dá pela correspondência do aumento  do Capital Social localizado do lado direito do razonete.


    .





  • A questão afirma o seguinte: Não necessariamente, uma conta de origem devedora(o saldo aumenta com um débito) estará no ativo. Ex: Capital Social a Integralizar, é uma conta do PL, conta retificadora, seu saldo aumenta com um débito. O mesmo acontece com contas do Ativo que aumentam com lançamento a crédito, Depreciação Acumulada, está no Ativo, porém é de origem credora.

  • Contas de RESULTADO não aparecem no Balanço Patrimonial.

    Então, não significa que a conta deva estar posicionada do lado esquerdo do BP.
    POIS: ela pode ser uma CONTA de RESULTADO e estar do lado esquerdo da DRE.
  • Nada disso,

    O razonete serve para controlar os movimentos das contas (ativo, passivo e de resultado), ele simplifica a visualização dos registros facilitando a visualização do movimento de débito e credito nele lançados.
  • Bastava lembrarmos das CONTAS REDUTORAS DO PASSIVO, que ficam do lado direito do balanço, mas possuem contabilização igual as do lado esquerdo (ativo):

    aumentam com Débito;

    diminuem com Crédito.



  • Eu não pensei assim.

    O meu raciocínio foi:

    No razonete:
    Aumentos do lado esquerdo = débito
    Aumentos do lado direito = crédito

    Qualquer aumento do lado esquerdo ocorre por débito. Daí, pode ser conta de ativo, passivo ou resultado, pois o que vai importar é a natureza da conta.
  • Belizia o colega Joaquim está correto, a conta de Capital a Integralizar no razonete é debitada do lado esquerdo, porém no Balanço Patrimonial ela se localiza no lado direito. E é exatamente o que a questão pediu. Logo, não necessariamente uma conta debitado no razonete estará do lado esquerdo do Balanço, pode estar do lado direito (conta retificadora).

    Até...
  • GABARITO (CERTO)

    A questão está pedindo o conhecimento das contas retificadoras

  • Se pensarmos no razonete que registra as despesas, lembraremos que estas (despesas) aumentam a débito do lado esquerdo do razonete e não fazem parte do Balanço Patrimonial pois são contas de resultado. Acho que com isso ja daria para responder essa questão. Me corrijam se eu estiver errado.

  • pode ser uma retificadora.

  • Ao meu ver o raciocínio é bem simples: pego uma conta do passivo que está do lado direito do balanço patrimonial e faço uma razonete dessa referida conta e posso fazer o que bem enteder nessa razonete que o que vai alterar é so o saldo dela na razonete mas não a sua classificação no balanço patrimonial.

     

  • Pode ser despesa, sequer entraria no balanço.
  • Em primeiro lugar, nem todas as contas são classificadas no balanço patrimonial, mas somente as contas patrimoniais (ativo, passivo, PL e retificadoras desses elementos). Além disso, segundo a natureza das contas, temos:

    Contas devedoras: aumentam no lado esquerdo do razonete. São elas: Ativo, retificadora de passivo e PL e despesas.

    Contas credoras: aumentam no lado direito do razonete. São elas: Passivo, retificadora de ativo e receitas.

    Logo, o registro do aumento de determinada conta do lado esquerdo do razonete não significa que a conta deva estar posicionada no lado esquerdo no balanço patrimonial (lado do ativo).

    Exemplo: reconhecimento de uma receita (aumento no lado esquerdo do razonete, mas não evidenciado no lado esquerdo do balanço patrimonial, mas sim na demonstração do resultado).

    Gabarito: Certo

  • c o NCPC, cabe agravo interno e nao regimental

  • c o NCPC, cabe agravo interno e nao regimental

  • c o NCPC, cabe agravo interno e nao regimental

  • A questão quis abordar que não importa os lados no BP, sempre haverá constas que aumentam ou diminuam, desconsiderando se são próprias do ativo; passivo; ou PL.

  • Gabarito: certo

    No lado esquerdo do razonete ficam as contas devedoras, por exemplo as contas retificadoras do passivo. Porém, no balanço patrimonial, essas contas retificadoras DO PASSIVO ficam no lado direito, juntamente com as contas do passivo. Portanto, o registro do aumento de determinada conta do lado esquerdo do razonete não significa que a conta deva estar posicionada no lado esquerdo no balanço patrimonial.

  • Colaborando: Basta pensar nas contas de DESPESAS. (Resultado, e Não Patrimonial).

    Bons estudos.

  • Só lembrarem das CONTAS RETIFICADORAS.

  • Minha contribuição.

    Contabilidade

    Em primeiro lugar, nem todas as contas são classificadas no balanço patrimonial, mas somente as contas patrimoniais (ativo, passivo, PL e retificadoras desses elementos). Além disso, segundo a natureza das contas, temos:

    -Contas devedoras: aumentam no lado esquerdo do razonete. São elas: Ativo, retificadora de passivo e PL e despesas.

    -Contas credoras: aumentam no lado direito do razonete. São elas: Passivo, retificadora de ativo e receitas.

    Logo, o registro do aumento de determinada conta do lado esquerdo do razonete não significa que a conta deva estar posicionada no lado esquerdo no balanço patrimonial (lado do ativo). Exemplo: reconhecimento de uma receita (aumento no lado esquerdo do razonete, mas não evidenciado no lado esquerdo do balanço patrimonial, mas sim na demonstração do resultado).

    Gabarito: Certo

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • GABARITO CORRETO

    É só pensar em uma conta retificadora do passivo. No Razonete, se ela recebe um lançamento do lado esquerdo, então aumenta a débito, se recebe do lado direito, então diminui a crédito. No Balanço Patrimonial, essa mesma conta ficará posicionada do lado direito na parte que compõe os passivos.

    FONTE: Meus resumos.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".

  • Razonete: Os lançamentos a DÉBITO ficam a esquerda;

    Os lançamentos a CREDITO ficam a direita;

    É só lembrar do "Tzão", temos um para cada conta. Independe se a conta é do A. P. ou PL (balanço patrimonial).

    • Basta lembrar da conta ajustes de avaliação patrimonial, de natureza mista, que pode ter tanto saldo credor quanto saldo devedor. Ela pode ter registros de aumento nos dois lados do razonete, mas figura no lado direito do B.P, mais precisamente no P.L.

    Gabarito correto.

  • Gabarito Certo.

    Balanço Patrimonial.

    Contas Patrimoniais = Ativo, Passivo, P.L, e retificadoras desses elementos.

    Contas Devedoras: Aumentam o lado esquerdo do Razonete.

    • São elas; Ativo, retificadora de Passivo e PL e despesas.

    Contas Credoras: Aumentam do lado direito do Razonete.

    • São elas; Passivo, retificadora de ativo e receitas.

    O registro do aumento de determinada conta ao lado esquerdo do razonete não significa que a conta deva estar posicionada no lado esquerdo do Balanço Patrimonial, mas sim na demonstração do resultado.

    "O registro do aumento de determinada conta do lado esquerdo do razonete não significa que a conta deva estar posicionada no lado esquerdo no balanço patrimonial". Certo

    Bons estudos!✌

  • G-E

    Lado esquerdo do balanço patrimonial são as contas do ativo.

    Lado direito do balanço são as contas do Passivo exigível e não exigível.

    Não necessariamente uma conta no lado esquerdo do razonete [ contas devedoras ] serão contas do ativo, como ações em tesouraria retificadora do PL.

  • Acredito que a assertiva se referiu às contas retificadoras

  • A banca quer inovar e acaba escrevendo uma abobrinha que dá um nó na cabeça.

  • Galera, o Razonete trata de maneira individual os lançamentos a crédito e debito dentro de cada conta seja ela credora, seja devedora. Logo uma conta credora, como capital social, pode receber um lançamento a debito (que sempre ocorre na coluna da esquerda do razonete) e isso não necessariamente implicar no aumento de ativos do balanço patrimonial (que também fica na coluna esquerda), já que se trata de uma mutação na própria conta credora e que pode ocorrer por motivos diversos. Vale lembrar que contas que recebem lançamento são também conceituadas como contas analíticas... ou seja, contas que são movimentadas.

  • Gab: CERTO

    Fonte: Meus resumos.

    "A persistencia é o caminho do exito"

  • Ressalte-se que nem todas as contas são classificadas no balanço patrimonial,

    mas somente as contas patrimoniais (ativo, passivo, PL e retificadoras desses

    elementos). Além disso, segundo a natureza das contas, temos:

    Contas devedoras: aumentam no lado esquerdo do razonete. São elas: Ativo,

    retificadora de passivo e PL e despesas.

    Contas credoras: aumentam no lado direito do razonete. São elas:

    Passivo, retificadora de ativo e receitas.

    Logo, o registro do aumento de determinada conta do lado esquerdo do

    razonete não significa que a conta deva estar posicionada no lado esquerdo no

    balanço patrimonial (lado do ativo).

    Exemplo: reconhecimento de uma receita (aumento no lado esquerdo do

    razonete, mas não evidenciado no lado esquerdo do balanço patrimonial, mas sim na

    demonstração do resultado).

    Gabarito: Certo

  • Vamos relembrar pela natureza, quando aumenta e quando diminui, no razonete:

    Contas Devedoras – aumentam no lado esquerdo → Ativo

    • Retificadora do Passivo ou Patrimônio Líquido;
    • Despesa.

    Contas Credoras – aumentam no lado direito → Passivo

    • Retificadora do Ativo;
    • Receita.

    Dado o exposto, nem sempre a conta que aumenta com o lado esquerdo, está posicionada no lado esquerdo do balanço patrimonial, pode está no lado direito, bem como não figurar no próprio balanço, como no caso das despesas.

    GABARITO CERTO.

    FONTE TEC