SóProvas


ID
266473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativos à prática contábil.

O registro da atualização de títulos cambiais deve levar em conta a taxa vigente para compra, quando se trata de créditos da empresa, e a taxa vigente para venda, nos casos de obrigações a pagar.

Alternativas
Comentários
  • Em relação ao conhecimento contábil, era importante o candidato lembrar o Princípio da Prudência, trazido pela Res. 750:

    Art. 10 – O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.


    Depois era preciso conhecer um pouco sobre o mercado de capitais. Quando pesquisamos o valor do dólar, encontramos o valor de compra e o de venda, tais operações, compra e venda, devem ser consideradas como se fosse o mercado as executando e não a empresa. Por isso quando se fala que a empresa está vendendo dólares, o preço a ser considerado é o de compra, afinal, é o mercado quem está comprando.
    O valor de compra sempres aparece MENOR que o valor de VENDA, por isso devemos aplicar o princípio da prudência.

    o menor valor para os bens e direitos - 

    o maior valor para as obrigações.

    valeu... bons estudos as todos.




  • TAXAS CAMBIAIS A SEREM UTILIZADAS

    Devem ser utilizadas as taxas cambiais verificadas no fechamento do mercado de câmbio, no último dia útil de cada mês, que são fornecidas pelo Banco Central do Brasil (www.bcb.gov.br na seção "Câmbio e Capitais Estrangeiros"/subseção "Taxas de Câmbio/Cotações").

    Na atualização de direitos de créditos, devem ser utilizadas as taxas para compra, enquanto que na utilização de obrigações, devem ser utilizadas as taxas para venda.

    A Coordenadoria-Geral de Tributação da Secretaria da Receita Federal também divulga, no final de cada mês, o valor das taxas cambiais a serem aplicadas nos balanços (site www.receita.fazenda.gov.br, seção "legislação").

    FONTE: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/variacoescambiais.htm