SóProvas


ID
266542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes aos diversos aspectos do
trabalho de auditoria no setor público.

A auditoria contábil restringe-se ao exame dos registros e dos documentos e à coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de determinada unidade, entidade ou projeto.

Alternativas
Comentários
  • Deveria ser anulada.
    Qualquer outra atividade cancelaria o "restringe-se", por exemplo, a apresentacao do relatorio.
  • Auditoria Governamental:
    • Auditoria Contábil - é a técnica que, utilizada no exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de um órgão ou entidade, objetiva obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas. 
    Auditoria Contábil:
    • Auditoria das demonstrações contábeis – envolve a obtenção e avaliação de evidências para emissão de uma opinião sobre a adequação das demonstrações contáveis. 
    Acho que a questão é dúbia ao colocar o verbo "restringir".
  • A avaliação é resultado dessas atividades, portanto, creio que a questão está correta, pois trata da fase de obtenção das evidências.32
  • O verbo   "compreender"  no lugar de restringer resolveria o problema.

    Vale resaltar que a Auditória Contábel,também, verifica a efetividade e a aplicação de recursos externos,oriundos de organizações externas.
  • Questão deveria ter sido anulada, pois o termo “restringe-se” diverge da doutrina bem como não está citado na norma. Vide Instrução Normativa nº 01/01, da SFC/MF, cap. IV, seção II, item 5-III (pág. 32):

    http://www.cgu.gov.br/legislacao/arquivos/instrucoesnormativas/in01_06abr2001.pdf

    “III. Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas. Tem por objeto, também, verificar a efetividade e a aplicação de recursos externos, oriundos de agentes financeiros e organismos internacionais, por unidades ou entidades públicas executoras de projetos celebrados com aqueles organismos com vistas a emitir opinião sobre a adequação e fidedignidade das demonstrações financeiras.”

  • Concordo que a palavra ¨restringe-se¨ anulou a questão, pois nada mais além do que foi citado acima poderia ser feito sem que houvesse desvio na finalidade da auditoria.

    Para este tipo de questão tem-se que avaliar muito mais a intenção do examinador do que a própria sabedoria do examinado.

    O jeito é pedir anulação de uma questão como essa!

  • O Cespe é rídiculo...

    Quer dizer que se a Auditoria Contábil está "RESTRITA" à apenas a isso, então ela não poderá fazer mais nada. 

    Logo, estaria faltando o "PARECER DE AUDITORIA" que é objetivo final de qualquer auditoria!!!

    Pela milésima vez o Cespe inventa um conceito e prejudica os candidatos.

  •  restringe-se-> PUTS

  • O Cespe foi maldoso nessa assertiva. Reparem no texto abaixo Instrução Normativa nº 01/01, da SFC/MF, cap. IV, seção II, item 5-III (pág. 32) trazido pelos colegas:

     

     

    “III. Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas. Tem por objeto, também, verificar a efetividade e a aplicação de recursos externos, oriundos de agentes financeiros e organismos internacionais, por unidades ou entidades públicas executoras de projetos celebrados com aqueles organismos com vistas a emitir opinião sobre a adequação e fidedignidade das demonstrações financeiras.”

     

    Conforme observa-se, a norma cita primeiro as atividades e depois cita os objetivos. As justificativas apontadas abaixo pelos colegas, como relatório e emissão de opinião, inserem-se nos objetivos.

     

    Quanto ao restringem-se, observem. Quando tem-se um universo finito de atividades (como apontado na IN), a abordagem da parte para o todo aceita "contemplam". A abordagem do todo para as partes aceita "restringem". Exemplo: Meus pertences compreendem uma camisa, uma calça e um tênis. Meus pertences restringem-se a uma camisa, uma calça e um tênis.

     

    Ou seja, a própria IN trata o assunto dessa forma. O examinador maldosamente inverteu as palavras. Em resumo: uma verdadeira lástima com quem estuda porquanto uma questão dessa elimina o candidato bem preparado.

  • 1.      Auditoria de Avaliação da Gestão: objetiva emitir opinião com vistas a CERTIFICAR a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.

    2.      Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em TEMPO REAL sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    3.      Auditoria Contábil: compreende o EXAME DE REGISTROS E DOCUMENTOS e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas. Responsável por verificar a efetiva aplicação de recursos externos oriundos de agentes financeiros por entidades públicas executoras de projetos celebrados com esses agentes, com a finalidade de emitir opinião sobre a adequação e fidedignidade das demonstrações financeiras.

    4.      Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, ECONOMICIDADE, EFETIVIDADE.

    5.      Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de NATUREZA INCOMUM OU EXTRAORDINÁRIA, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos de auditoria não inseridos em outras classes de atividades.

  • CESPE errou nessa.

    Gab. Moral dessa assertiva é ERRADO.