SóProvas


ID
2666092
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O uso e o abuso de substâncias psicoativas na adolescência são uma preocupação séria à juventude.


Leia com atenção as cinco proposições abaixo sobre esse tema.


I Sobre o abuso de substâncias na adolescência, estudos mostram que crianças em famílias com as medidas mais baixas de supervisão e monitoramento parental iniciaram uso de álcool, tabaco e outras drogas mais cedo do que aquelas pertencentes a famílias com mais supervisão.

II Estudos sobre filhos de alcoolistas criados longe de seus lares biológicos revelaram que tais filhos não tinham chance de se tornarem alcoolistas.

III As medidas de prevenção em saúde podem ser classificadas em primária, secundária e terciária. Em geral, as metas da prevenção são: atrasar o início do uso da droga; reduzir a quantidade de droga consumida; reduzir os riscos associados ao uso; e detectar e tratar precocemente o uso/abuso de substâncias.

IV O potencial de dependência de uma droga está relacionado à velocidade com que a substância chega ao cérebro. A via de consumo da droga não exerce influência nesse potencial.

V A longo prazo e em caso de uso precoce (antes dos 16 anos), a maconha pode ocasionar prejuízos cognitivos mais graves, particularmente na atenção e na memória, podendo afetar também outras habilidades cognitivas, como a flexibilidade mental.


Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • alternativa A

     

  • Dava pra matar a questão sabendo que a II é falsa. Somente as assertivas I, III e V estão corretas. Vejamos os erros das demais:

     

    II) Não é possível fazer afirmativas categóricas em se tratando de dependência química, pois é um fenômeno complexo e multicausal;

    IV) A primeira parte está correta, porém a via de consumo da droga exerce influência nesse potencial;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A

  • Complementando.... além de não se poder ser taxativo em relação ao desenvolvimento da dependência, o DSM sugere o o contrário da afirmativa. I

    "Observou-se aumento de 3 a 4 vezes no risco em filhos de indivíduos com transtorno por uso de álcool, mesmo quando essas crianças foram adotadas ao nascer por pais adotivos sem o transtorno (p.494)

    Já em relação a III:

    "As vias de administração que produzem a absorção mais rápida e eficiente na corrente sanguínea

    (p. ex., intravenosa, fumada, “cheirada”) tendem a resultar em uma intoxicação mais intensa e em uma probabilidade maior de um padrão progressivo de uso da substância, levando à abstinência. De modo semelhante, substâncias de ação rápida têm maior probabilidade de produzir intoxicação imediata do que aquelas de ação mais lenta (p.486)

    DSM V