SóProvas


ID
2666260
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Há 500 anos, desde a chegada do colonizador português, começaram as lutas contra o cativeiro e consequentemente contra o cativeiro da terra, contra a expulsão, que marcam as lutas dos trabalhadores. Das lutas dos povos indígenas, dos escravos e dos trabalhadores livres e, desde o final do século passado, dos imigrantes, desenvolveram-se as lutas camponesas pela terra.

FERNANDES, B. M. Brasil: 500 anos de luta pela terra. Revista de Cultura Vozes. N° 2, 1999 (adaptado).


Os processos sociais e econômicos que deram origem e conformaram a identidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) têm em suas raízes mudanças relacionadas

Alternativas
Comentários
  • Não é somente dos grupos multinacionais e sim, terras que não está em uso. Por exemplo, a terra é multinacional e a multinacional "enpresa" está usando a terra, por conseguinte, ele não irão optar em invadir essa terra. Logo está alternativa está equivocada, pensem caso fossem um MST
  • Expropriada = privada, isto é, terra privadas
  • o erro da "E" é que passou da esfera local para a nacional .

  • Assentamento = Povoamento humano geralmente constituído por camponeses ou trabalhadores rurais.

  • Muito boa.

  • Alternativa D

    A concentração de terras no Brasil é oriunda de um processo histórico, o MST (movimento dos trabalhadores sem terra) surge no final de década de 1980, com objetivo de pressionar o Estado para realizar a reforma agrária. O movimento ganhou notoriedade na década de 1990, utilizando as ocupações de terra como forma de pressionar a realização da reforma agrária através da criação de assentamentos rurais.

    Site: Descomplica.

  • Letra D, mas nem precisa estudar essa questão pois o governo atual (2021) infelizmente nunca cobraria uma questão de MST por julgar "viés ideológico".