SóProvas


ID
2666326
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de modernização da agricultura brasileira que vem se processando nas últimas décadas tem causado grandes transformações no campo. A principal delas é a privatização de grandes parcelas de terras, fato que não é recente na história brasileira.

RIBEIRO, H. S. O migrante e a cidade: dilemas e conflitos. Araraquara: Wunderlich, 2001 (fragmento).


Embora esteja associado à ampliação do PIB e ao aumento das exportações, o processo de modernização da agricultura vivido pelo Brasil nas últimas décadas contribuiu para a exclusão social no campo, porque

Alternativas
Comentários
  • O processo de mecanização do campo ( revolução verde )

    Forçou o pequeno trabalhador rural a migrar para a cidade C

  • Gabarito C

    Especulação fundiária (indivíduos, em grande parte de alta classe social, que compram uma porção de terra rural, em muitos casos grandes áreas, entretanto, não tem a intenção de plantar ou dar destinação social, apenas aguardam os anos passarem até a terra valorizar, para então vende-lás, esse cenário revela a segregação social diante das pequenas famílias do campo, que muitas vezes são abrigadas a migrar para a cidade).

    Êxodo de trabalhadores rurais (processo de migração para as cidades, geralmente ocasionado pela especulação fundiária em conjunto com a mecanização do campo, esta, por sua vez, retirou/retira muitos postos de trabalho ao longo dos anos).

    Nesse sentido:

    "A estrutura fundiária de um país ou região também é muito influenciada pelo nível de concentração fundiária do país, uma vez que, quanto maior for a concentração de terras, menor será a quantidade de propriedades de terras e maior será o tamanho das propriedades existentes. Além disso, a distribuição social da terra nos países em que há uma grande concentração rural tende a ser mais desigual, pois a parcela mais rica da população tem um acesso facilitado a terra, enquanto a população mais pobre, na maioria das vezes, não possui acesso à terra e/ou aos meios de produção.

    Na maioria dos países desenvolvidos, as atividades agropecuárias são desenvolvidas em propriedades rurais menores, de base familiar, altamente produtivas e mecanizadas, voltadas para a produção de alimentos e matéria-prima para abastecer o mercado interno do país. Já em países subdesenvolvidos, principalmente da América Latina e da África, em virtude de sua herança colonial em que predominavam as plantations (grandes propriedades rurais que produziam monoculturas voltadas para abastecer o mercado internacional), há grandes propriedades rurais, concentradas nas mãos de poucos proprietários, que produzem monoculturas para exportação.

    A estrutura fundiária brasileira é uma das mais concentradas do mundo. "

    https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-estrutura-fundiaria.htm