SóProvas


ID
2666941
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

TEXTO I


Já existe, em nosso país, uma consciência nacional que vai introduzindo o elemento da dignidade humana em nossa legislação, e para qual a escravidão é uma verdadeira mancha. Essa consciência resulta da mistura de duas correntes diversas: o arrependimento dos descendentes de senhores e a afinidade de sofrimento dos herdeiros de escravos.

NABUCO, J. O abolicionismo. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 out. 2011 (adaptado).


TEXTO II


Joaquim Nabuco era bom de marketing. Como verdadeiro estrategista, soube trabalhar nos bastidores para impulsionar a campanha abolicionista, utilizando com maestria a imprensa de sua época. Criou repercussão internacional para a causa abolicionista, publicando em jornais estrangeiros lidos e respeitados pelas elites brasileiras. Com isso, a campanha ganhou vulto e a escravidão se tornou um constrangimento, uma vergonha nacional, caminhando assim para o seu fim.

COSTA e SILVA, P. Um abolicionista bom de m arketing. Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).


Segundo Joaquim Nabuco, a solução do problema escravista no Brasil ocorreria como resultado da:

Alternativas
Comentários
  • lembrem  que é a moral que cria leis. no texto o autor fala ''uma consciência nacional que vai introduzindo o (elemento da dignidade humana em nossa legislação), e para qual a escravidão é uma verdadeira mancha.''. portanto,resposta é evolução moral da sociedade(a.

  • Ja existe, em nosos país, uma consciência nacional...
  • Grande Nabuco, esquecido pelo movimento negro...

  • Questão tranquila galera... E nessa questão vcs podem ver que ir direto no enunciado primeiro ajuda a resolver a questão mais rápido, o enunciado pede "de acordo com Joaquim Nabuco..." Nem precisava ler o texto 2, aí cabe a vcs interpretar o seguinte trecho do texto 1 cujo autor é o próprio Joaquim Nabuco "arrependimento de descendentes dos senhores e a afinidade de sofrimento dos herdeiros escravos."

    Isso seria de acordo com o autor uma evolução moral da sociedade, letra A.

  • GABARITO: A

  • Letra A

    A escravidão ainda era um resquício da velha ordem que estava em decadência, principalmente depois da revolução industrial que colocava uma nova ordem econômica no mundo, onde a escravidão não teria mais lugar onde necessitava-se de trabalho livre para o consumo.

  • Nem tudo que é legal é moral.

  • "o elemento da dignidade humana em nossa legislação, e para qual a escravidão é uma verdadeira mancha." Esse trecho dá a entender que a dignidade (moralidade) do brasileiro não será 100% bem estabelecida até limpar a mancha da escravidao, ou seja, abolir a escravatura.