SóProvas


ID
2667094
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere a seguinte cadeia alimentar em um ambiente marinho:


Fitoplânctons → Copépodos → Sardinhas → Atuns


Imagine que nessa cadeia sejam introduzidas águas-vivas, que se alimentam dos copépodos (crustáceos planctônicos). Nessa área as águasvivas não são alimentos para outros organismos. No mesmo período ocorre sobrepesca das populações de sardinhas.


Como consequência das interferências descritas na cadeia alimentar será observada diminuição

Alternativas
Comentários
  • Se a água - viva é colocada no ambiente marinho e ela não é consumida por outra espécie, ela vai aumentar. E se começam a pescar mais sardinhas ela vai diminuir e quem consome a sardinha nesta cadeia alimentar é o atum. Portanto, o atum vai diminuir em consequência da diminuição de sardinhas.

    Alternativa letra B

  • Tome cuidado com essas "setinhas" maldosas

  • A cadeia alimentar é uma representação de energia e alimentos que são passados por vários seres vivos. Existem os produtores (seres autótrofos, fotossintetizantes), os consumidores primários (herbívoros), consumidores secundários, terciários, quaternários (carnívoros), e os decompositores (bactérias e fungos que reciclam matéria orgânica). 
    Na abordagem da questão, observamos o fitoplâncton como produtor, os copépodos como consumidores primários, as sardinhas como consumidores secundários e os atuns como consumidores terciários. Como serão introduzidas águas-vivas que não possuem predadores e se alimentam também de copépodos, ocorre um desequilíbrio na cadeia pela menor disponibilidade de alimento (copépodos diminuem) para o consumidor secundário (as sardinhas) e consequentemente a população de sardinhas diminui. Ocorre também uma sobrepesca das sardinhas, diminuindo ainda mais sua população, acarretando na queda da população de atuns, consumidores terciários que se alimentam das sardinhas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Analisando as opções para a diminuição das populações:
    A - ocorre diminuição de copépodos, mas em decorrência da introdução das águas-vivas, não em decorrência da diminuição das sardinhas. Incorreta.
    B - os atuns diminuem por conta da diminuição das sardinhas. Correta.
    C - a quantidade de fitoplâncton aumenta pela redução da população de copépodos, seus predadores. Incorreta.
    D - ocorre diminuição de copépodos pelo aumento da população da água-viva. Incorreta.
    E - diminui a população de atuns pela diminuição de copépodos e sardinha. Incorreta.

    Gabarito do professor: B

  • malditas setinhas

  • Letra B

    A seta aponta pra quem come...

    Espécies exóticas são aquelas que são introduzidas em um ambiente e tendem a provocar um desequilíbrio ecológico, alterando o número de indivíduos daquela região, geralmente por não possuírem predadores que possam controlar seu crescimento em número. No exemplo, a água viva se alimenta dos copépodos, mas não possui predadores. Isso levará a uma diminuição das sardinhas e, consequentemente, dos atuns, por reduzir a quantidade de alimento disponível para essas espécies. Por outro lado, a quantidade de fitoplâncton irá aumentar, em decorrência da diminuição do seu predador.

  • Ocorrerá um desequilíbrio na cadeia alimentar, pois quando as águas-vivas serem introduzidas (e como não possuem nenhum predador) ocasionará numa diminuição dos copépodos, já que as águas-vivas se alimentam deles, e com isso a população de sardinhas irá diminuir por conta da menor disponibilidade de alimento. O texto diz que irá ocorrer uma sobrepesca das sardinhas, o que irá diminuir ainda mais sua população, e que vai ocasionar na queda da população de atuns, que se alimentam das sardinhas. Alternativa B.

    É importante prestar atenção nas setas e entender a cadeia alimentar ali, onde os fitoplânctons são os produtores, os copépodos os consumidores primários, sardinhas consumidores secundários e atuns consumidores terciários.

  • Pois é!

  • Pensei q fosse a letra A porque confundi, porque a população de copepodas também diminui, alguém sabe me explicar porque não é a letra A?

  • André Elias,

    Não é a (A) porque a diminuição da população de sardinhas (predador) acarretaria aumento dos copépodos (presa), e não o seu declínio, como a alternativa afirma. Os copépodos, de fato, ficarão escassos, mas devido à explosão populacional das águas-vivas, que não têm predador neste habitat.

    Tem que se ligar nas relações de causalidade.