-
CORRETO!
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário. Imprescindível para verificar se o método de partidas dobradas está sendo observado pela escrituração da empresa.
Por este método cada débito deverá corresponder a um crédito de mesmo valor, cabendo ao balancete verificar se a soma dos saldos devedores é igual a soma dos saldos credores.
Este demonstrativo poderá ser utilizado para fins gerenciais, com suas informações extraídas dos registros contábeis mais atualizados. O grau de detalhamento do balancete de verificação deverá estar adequado a finalidade do mesmo. Caso o demonstrativo seja destinado a usuários externos o documento deverá ser assinado por contador habilitado pelo conselho regional de contabilidade (CRC).
Geralmente o balancete é disponibilizado mensalmente, servindo assim como suporte aos gestores para visualizar a situação da empresa diante dos saldos mensurados, sendo um demonstrativo de fácil entendimento e de grande relevância e utilidade prática.
até mais!
;)
-
Ótima questão!
Sempre tive em mente o balancete apenas como uma simples tabela, ou seja, um demonstrativo estático.
Quando a questão afirmou "...bem como suas movimentações durante determinado período...", logo marquei a questão como errada.
Também parabenizo o colega acima que postou um comentário que muito me esclareceu, principalmente com o modelo de balancete.
QC, é f#*da!
-
Ratifico ocomentário do Diego. Comigo aconteceu a mesma coisa...
-
Ao meu ponto de vista, a parte em que fala" Não se destina à publicação "estaria errada.
-
comigo aconteceu a mesma coisa ao ler que não se destina à publicação, marquei a questão como errada, do meu ponto de vista
-
O balanço é que se publica, não o balancete. Balancete é só de verificação.
-
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO:
Demonstrativo de caráter auxiliar em que são relacionadas todas as contas, sejam ela patrimoniais ou de resultado.
Em regra, não se destina à publicação, mas o se o balancete se destinar a fins externos, deve conter também o nome e assinatura do contabilista responsável, bem como número do CRC.
-
Acredito que...
No balancete se verifica internamente se o método das partidas dobradas é respeitado.
-
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO:
*Objetivo: verificar se o método das partidas dobradas foi obedecido
*Composto por todas as contas com seu respectivo saldo
*Extraído do livro RAZÃO
*Auxiliar
*Existem erros que não podem ser verificados pelo balancete
GAB: C
-
Aspectos já cobrados em provas Cespe sobre o balancete:
1 - Demonstrativo auxiliar não obrigatório
2 - Auxilia nas demonstrações contábeis e em outros relatórios.
3 - É feito a partir das contas (patrimoniais/resultado) extraídas do livro razão, trazendo seus respectivos saldos e lançamentos a débito e a crédito.
4 - Por não ser um demonstrativo obrigatório, não existem sequer, modelos pré-determinados (LEI) para sua elaboração, sendo feitos por cada entidade de acordo com suas necessidades específicas.
5 - É divido em balancete inicial e balancete final.
6 - Capta erros decorrentes do método das partidas dobradas - Só acusa se o total de créditos não coincidir com o total de débitos.
7 - Processo de elaboração: Livro diário > Livro Razão > Balancete inicial > Apuração do resultado do exercício > Balancete final > Demonstração contábil.
8 - Balancete Inicial - Comporta todas as contas contábeis - Ativo, passivo, P.L, receitas e despesas.
9 - Balancete Final - Ativo, passivo, P.L e resultado do exercício.
Gabarito correto.
-
Bem como o colega Diego, também errei pelo mesmo motivo. Encontrei uma questão da banca que talvez possa justificar a seguinte parte da assertiva "bem como suas movimentações durante determinado período"
O balancete de verificação não é obrigatório pela legislação comercial e societária; no entanto, com periodicidade de elaboração recomendada como mensal, ele é amplamente utilizado para verificação dos saldos das contas constantes do livro-razão. CERTO
Ou seja, tendo em vista a periodicidade de elaboração do balancete, é possível sim identificar movimentações durante determinado período.
-
Balancete de verificação não é como um relatório contabil,Não é destinado a publicação.
-
Certo.
O balancete é um documento contábil em que, ao término de cada mês, a administração relaciona as contas patrimoniais e de resultado, buscando confirmar a exatidão dos lançamentos contábeis e, por consequência, utilizar as informações para tomadas de decisão operacionais.
--->O balancete é um documento interno, não necessita de divulgação.
Fonte: Prof Claudio Zorzo
-
Fiquei em dúvida pelo termo "movimentações", mas tá certa a questão!
"O Balancete de Verificação é um ROL dos saldos encontrados no livro Razão ao final de cada exercício. É uma relação de todas as contas abertas em um exercício, portanto apresentará misturadas as contas patrimoniais e as de resultado. O balancete mais simples pode ter apenas a relação de contas e os saldos devedores ou credores ao final do exercício. Outro tipo apresenta os movimentos devedores e credores de cada conta no exercício e os saldos em outras colunas".
Fonte: Contabilidade Geral e Avançada Esquematizado 4ª Ed, Eugenio Montoto
-
Breve resuminho de Balancete de verificação:
- Evidencia o método das partidas dobradas (para cada débito EM UMA OU MAIS CONTAS deve haver um crédito de igual valor em UMA OU MAIS CONTAS);
- Não é obrigatório;
- Não precisa ser divulgado (é mais para uso interno) e não se destina a publicação;
- Verifica a soma algébrica;
- Não detecta todos os erros, inclusive lançamentos errados em conta de mesma natureza ele não identifica.
- Extraído do LIVRO RAZÃO e registra no LIVRO DIÁRIO;
- Há orientação no sentido de que seja de elaboração mensal (lembrando que não é obrigatório);
- Tem a lista de contas e os respectivos códigos;
- Apresenta os saldos das contas patrimoniais e de resultado.
Algumas questões nesse sentido:
- (CESPE/2018) O balancete de verificação deve ser obrigatoriamente elaborado a cada mês. ERRADO
- (CESPE/2018) A apresentação de determinado balancete de verificação com valores diferentes para o total de débitos e créditos constitui evidência de inversão entre a conta credora e a conta devedora em pelo menos um dos lançamentos contábeis. ERRADO
- (CESPE/2016) Os documentos base para a elaboração do balancete de verificação são o livro diário, de onde são extraídos os saldos finais das contas, e o livro razão, no qual estão demonstradas as movimentações contábeis. ERRADO
- (CESPE/2012) O balancete de verificação possibilita indicar erros na escrituração contábil mesmo no caso de igualdade entre os somatórios das colunas de débito e de crédito, como, por exemplo, quando o saldo de determinada conta é incompatível com a sua natureza. CERTO