SóProvas


ID
2667439
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O papel da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) alterou-se desde sua origem em 1949. A Otan é uma aliança militar que se funda sobre um tratado de segurança coletiva, o qual, por sua vez, indica a criação de uma organização internacional com o objetivo de manter a democracia, a paz e a segurança dos seus integrantes.

No começo dos anos de 1990, em função dos conflitos nos Bálcãs, a Otan declarou que a instabilidade na Europa Central afetava diretamente a segurança dos seus membros. Foi então iniciada a primeira operação militar fora do território dos países-membros. Desde então ela expandiu sua área de interesse para África, Oriente Médio e Ásia.

BERTAZZO, J. Atuação da Otan no Pós-Guerra Fria: implicações para a segurança nacional e para a ONU. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, jan.-jun. 2010 (adaptado).


Os objetivos dessa organização, nos diferentes períodos descritos, são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Contexto da criação da OTAN: Guerra Fria. Nada mais foi que um plano militar que foi feito com o intuito de barrar o avanço socialista da URSS pelo globo. Já elimina as letra A, D e E. Mesmo que você não conhecesse a OTAN, veja que se trata um plano MILITAR, ou seja, apoio humanitário com certeza não cabe diretamente aqui e sim ataques preventivos que alegam a possibilidade de conflito, como dito também no texto.

    Letra B

  • Plano Marshall (conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia), um aprofundamento da Doutrina Truman, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundia.

    OTAN é a sigla para Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma aliança político-militar criada no dia 4 de abril de 1949, durante a Guerra Fria, que reunia países ocidentais e capitalistas, liderados pelos Estados Unidos.

  • Letra B

    A fundação da OTAN inicialmente vinha com o braço armado das democracias ocidentais e tinha a oposição do Pacto de Varsóvia da URSS, no entanto com o fim da União Sovietica os objetivos do tratado passaram a conter um outro inimigo, o terrorismo, tanto na guerra dos Balcãs quanto depois dos ataques de 2001 em Nova York.