SóProvas


ID
2667442
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Depois de dez anos de aparente imobilidade, 77 950 operários estavam em greve em São Bernardo, Santo André, São Caetano e Diadema - o chamado ABCD, coração industrial do país. Em todas as fábricas, os operários cruzaram os braços em silêncio. Apanhado de surpresa, o governo militar ficou por algum tempo sem ação. Os empregadores, por sua vez, sofriam sérios prejuízos a cada dia de greve.

ALVES, M. H. M. Estado e oposição no Brasil (1964-1984). Petrópolis: Vozes, 1984 (adaptado).


O movimento sindical, em fins dos anos 1970, começou a se rearticular e a patrocinar greves de significativa repercussão. Essas greves aconteceram em um contexto político-institucional de

Alternativas
Comentários
  • foi em um momento onde a liberdade era limitada


  • Regime Militar

  • Ditadura miliar > repressão a movimentos sociais de origem sindical.

  • Galera, não basta de dizer que " o regime militar proibia tudo: movimentos populares, sindicais...". Creio que a maioria que acertou não se atentou que o texto remete ao fim dos anos 70, ou seja, instauração do ATO INSTITUCIONAL DE NÚMERO 5. Nesse período não tenha dúvida de que a repressão, que já era forte, se tornou muito mais intensa. Não atoa foram chamados de "ANOS DE CHUMBO''. É fundamental para o ENEM conhecer todos os momentos da Ditadura no Brasil, pois não esqueça que foram 20 anos, não havendo uma uniformização dos acontecimentos.

  • Apenas uma correção ao comentário do Mário, pois, na verdade, o AI5 é do ano 1968

    E o periodo destacado foi o da ditadura militar, no qual as manifestações sindicais, políticas, sociais e culturais eram regulamentadas pelo governo ditatorial e, logo, havia uma limitação liberdade para essas organizações.

  • Letra D

    Os movimentos sindicais começavam a reagir às proibições e cassações de direitos sobre as organizações dos trabalhadores e os direitos políticos cassados de todos os cidadãos desde 1968, isso fez parte de dois fatores, um econômico que era o fim do crescimento do milagre econômico que gerou descontentamento popular e o segundo é politico e remete a uma reaçao desse descontentamento que era a abertura "lenta, gradual e segura" por parte do governo.