SóProvas


ID
2667502
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A década de 1970 marcou o início das preocupações com a relação entre a atividade produtiva no campo e a preservação do meio ambiente no Brasil. Essa mesma década se destaca pelo avanço das tecnologias de ponta, que passam a ocupar cada vez mais espaço junto à agricultura e, ainda que numa dimensão menor, também, na agricultura familiar.

SILVA, PS. Tecnologia e meio ambiente: o processo de modernização da agricultura familiar. Revista da Fapese, v. 3, n. 2, jul.-dez., 2007.


O avanço tecnológico e os impactos socioambientais no campo brasileiro após a década de 1970 evidenciam uma relação de equivalência entre

Alternativas
Comentários
  • A revolução verde no Brasil, durante a década de 1970, o uso de novas tecnologias no campo, por exemplo, fertilizantes e agrotóxicos, possibilitou a expansão da produção para áreas antes consideradas “impróprias” para produção, por exemplo, o Cerrado brasileiro, devido a acidez do solo

  • Letra C

    Avanço tecnológico ==> aumento da produtividade, com técnicas cada vez mais modernas na produção que aceleram o processo.

    Impacto social e ambiental ==> redistribuição espacial do cultivo, logo mais pessoas produzindo (questão social) e, se produz, usa o meio rural (questão ambiental).

  • No contexto da Revolução Verde (1970), o desenvolvimento técnico-científico voltado para a agricultura possibilitou, por exemplo, a redistribuição das áreas agricultáveis, como no uso do solo do Cerrado, o qual é extremamente ácido, por meio da correção do pH, ao realizar o processo de calagem. Além disso, hoje há a expansão da fronteira agrícola nos Estados MA PI TO BA.