SóProvas


ID
2667511
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No alvorecer do século XX, o Rio de Janeiro sofreu, de fato, uma intervenção que alterou profundamente sua fisionomia e estrutura, e que repercutiu como um terremoto nas condições de vida da população.

BENCHIMOL, J. Reforma urbana e Revolta da Vacina na cidade do Rio de Janeiro. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A.N. O Brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.


O texto refere-se à reforma urbanística ocorrida na capital da República, na qual a ação governamental e seu resultado social encontram-se na:

Alternativas
Comentários
  • alguem explica ?

  • A grande reforma urbana fez parte de um enorme projeto de modernização e melhoria da capital federal que até então, pelo próprio abandono do estado, era conhecida como “capital da morte” por causa das diversas doenças, crime e miséria presente no centro político nacional. Assim o governo ao invés de investir em educação e conscientização da população este demoliu os cortiços do centro do Rio empurrando a população pobre para os morros e forçando a vacinação da ignorante população causando a Revolta da Vacina de 1904.

    Fonte: Descomplica.

  • O processo, que reconstruiu a então capital federal, expulsou moradores do centro para os morros e culminou na Revolta da Vacina, em 1904. 

    R = B

  • A fonte deu a resposta: "BENCHIMOL, J. Reforma urbana e Revolta da Vacina na cidade do Rio de Janeiro. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A.N. O Brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008."

    Revolta da Vacina: 1904

    Reforma urbana

  • O projeto higienizador de Oswaldo Cruz contribui não só para evitar a proliferação de doenças que assolava a população que morava em cortiços,mas também culminou para gerar uma revolta por parte da população levando a esses residirem em favelas nos morros,por conseguinte contribui para a modernização dos antigos cortiços.

  • Durante os anos de 1903-1906, o prefeito Pereira Passos, do então Distrito Federal Rio de Janeiro, implementou uma série de reformas inspiradas nas Capitais europeias em especial Paris, no qual foi denominada "Política do Bota - Abaixo" em que foram destruídos Cortiços nos centros urbanos - Além das reformas sanitárias feitas pelo Médico Sanitarista Oswaldo Cruz- em prol do embelezamento da Capital Carioca e alargamento das avenidas.Tal fato foi o inicio do processo de favelização na época por expulsar as camadas mais pobres moradoras dos Cortiços para as áreas periféricas da capital. Com efeito , a partir dessas reformas do Prefeito carioca de destruição dos Cortiços e das Reformas Sanitárias ,contra a Febre Amarela, Malária e Varíola, corroboraram numa insatisfação das camadas populares.

  • aí voce ve a importancia de fazer provas antigas... caiu uma praticamente igual no enem 2019..

  • Olha o título do texto, Revolta da Vacina