SóProvas


ID
2667520
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A crise do modelo de desenvolvimento brasileiro, perverso e excludente, foi marcada, especialmente, pela concentração de renda. As consequências dessa agravante são observadas por alguns problemas caóticos, como gastos infinitos com segurança pública, vias saturadas e mal planejadas, poluição hídrica e aglomerados urbanos sem infraestrutura.

SOUZA, J. A. et. al. Ocupação Desordenada. In: Revista Conhecimento Prático Geografia, abr. 2010 (adaptado).


No espaço urbano brasileiro, vêm se agravando os problemas socioambientais relacionados a um modelo de desenvolvimento que configurou formas diversas de exclusão social. Uma ação capaz de colaborar com a solução desses problemas é

Alternativas
Comentários
  • A exclusão social surge a partir da desigualdade, gerada por fatores econômicos e sociais.Sabendo disso, é dever dos órgãos públicos e do Estado fornecer medidas que auxiliem as camadas menos favorecidas com condições de trabalho adequadas, melhores escolas, segurança e que a divisão financeira seja executada de forma menos desigual. 

    R= B

  • A Lei de Terra (1850) concomitante a Lei Eusébio de Queiroz (1850) resultou na concentração fundiária presentes nos dias atuais o que resultou em uma grande quantidade de ex escravos se deslocarem para os morros.No entanto por questões históricas esses aglomerados são negligenciados por politicas estatais bem como o deficit de saneamento básico corroborando para proliferação de lixos que durante o processo de lixiviação carrega as características do solo poluído,culminando para o assoreamento dos rios,propagação de doenças como a leptospirose e entre outros impactos ambientais,sociais e econômicos enfrentada pelos povos da periferia.

  • Letra B

    Uma vez que temos a consolidação do território brasileiro embasada nas desigualdades socioespaciais, uma solução para o problema é integrar as questões sociais ao desenvolvimento econômico, com base no planejamento espacial.